Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

23/05/2011 - Económico Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Finanças voltam a alertar para mails fraudulentos

Os casos de ‘phishing’ sucedem-se nas Finanças. O ministério alerta para e-mail falso e fraudulento que está a ser recebido por alguns contribuintes.

O Ministério das Finanças e da Administração Pública emitiu hoje um comunicado, onde alerta para mensagens "fraudulentas" que "não são enviadas pela Direcção-Geral
dos Impostos (DGCI).

"Utilizando textos falsos, osautores destas fraudes podem tentar obter informações sensíveis ou comprometer em em termos de segurança o computador de quem recebeu a mensagem", lê-se no comunicado.

Segundo o documento, um número significativo de contribuintes recebeu recentemente uma mensagem de e-mail intitulada ‘Informativo e-finanças' alegadamente enviada pela DGCI."O software é instalado se o utilizador executar o link constante da mensagem. Embora, aparentemente, o link esteja apontado para o site Portal das Finanças, a ligação é efectuada para outro domínio", explica a tutela.

"Assim, recomenda-se a quem receber uma mensagem semelhante que a apague de imediato. Caso assim não proceda, corre o risco de que a sua informação pessoal e confidencial possa ser acedida por terceiros com intenções criminosas".

As Finanças dizem ainda que todas as mensagens de ‘mail' que a DGCI envia aos contribuintes identificam sempre o nome completo e o Número de Contribuinte dos destinatários.

"A DGCI não envia nunca mensagens de correio electrónico genéricas e sem aquela identificação. O nome e o NIF que são enviados nas mensagens ‘mail' são sempre exactamente iguais aos que constam do cartão do contribuinte (ou do cartão do cidadão)".

"A DGCI só envia mensagens ‘mail' aos contribuintes que tenham senha de acesso ao Portal das Finanças e que tenham autorizado a DCGI a enviar-lhe essas mensagens. As mensagens são sempre enviadas para o endereço electrónico que os contribuintes indicaram no Portal das Finanças e nunca para qualquer outro", acrescenta.

O comunicado termina com um alerta aos "contribuintes em geral para a necessidade de não seguirem qualquer indicação constante das mensagens referidas, que, mais uma vez se refere, resultam de uma operação criminosa".

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 165 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal