Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

23/05/2011 - Correio da Manhã Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Independente: BCP considera “garantia bancária uma falsificação grosseira”

Por: André Pereira

Rui Verde nega autoria de assinatura.

O legal representante do BCP, também assistente no processo, foi o primeiro a ser ouvido pelo colectivo presidido pela juíza Ana Peres. A intervenção de Pedro Assis de Oliveira centrou-se numa garantia bancária alegadamente entregue por Rui Verde [ex-vice-reitor] a Amadeu Lima de Carvalho [alegado accionista maioritário da Sides, empresa que detinha a UnI], para um empréstimo à CGD.

"Dois advogados, em representação de Amadeu Lima de Carvalho e de António Bravo [então ministro da Educação de Angola], apresentaram ao BCP uma garantia bancária para saberem se era real. Foi feita uma auditoria aos documentos e concluiu-se que se tratava de uma garantia bancária falsa. Uma falsificação grosseira", afirmou Pedro Assis de Oliveira.

O especialista apontou três defeitos básicos no documento assinado por Rui Verde: "Primeiro, o papel timbrado utilizado é de outra instituição bancária do grupo BCP. São empresas autónomas, apesar de serem todas do mesmo grupo. Depois, o documento não qualquer número de identificação da garantia bancária. Como é que se identifica a garantia sem um número? Por fim, no texto há uma expressão ‘cedível a terceiros' que não é utilizada por nenhuma sociedade do BCP".

Em resposta ao pedido dos advogados, o BCP respondeu que a garantia era falsa e deu início a um processo crime que está a decorrer.

Confrontado com o documento em causa, Rui Verde garantiu ao tribunal que a assinatura existente no documento não lhe pertence.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 243 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal