Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

18/05/2011 - O Globo Online / Valor Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Comef vai assegurar estabilidade econômica e financeira, diz BC

Por: Azelma Rodrigues


BRASÍLIA - O Comitê de Estabilidade Financeira (Comef), que se reunirá a cada dois meses, foi criado hoje para "racionalizar" estudos e ações contínuas tomadas pelo Banco Central (BC) para manter a estabilidade e prevenir situações de risco sistêmico, explicou o diretor de Fiscalização, Anthero Meirelles.

Segundo ele, trata-se de uma medida que estava em estudo desde o início da gestão Alexandre Tombini, em janeiro deste ano, e que sofre influência da União Europeia, Estados Unidos e Inglaterra, que criaram organismos semelhantes de prevenção a crises financeiras.

Ele negou que o Comef tenha surgido a partir de problemas, como as fraudes na venda de carteiras de crédito do Banco Panamericano, ao fim de 2010.

"Trata-se de uma medida de aprimoramento de governança interna, para dar racionalidade ao processo contínuo de preservação da estabilidade financeira", disse Meirelles. Anthero citou que o BC brasileiro "tem sido chamado, cada vez mais, a paritcipar da regulação financeira global. Então, é importante que estejamos cada vez mais organizados para isso".

O diretor avaliou ainda que o Comef está sendo criado "em um momento em que o sistema financeiro se encontra em situação extremamente sólida, temos índices de capitalização dos bancos invejáveis, uma indústria muito bem estabelecida".

Com a participação do presidente e dos diretores do BC, com direito a voto, mas com a participação de praticamente todas as áreas técnicas (15) da autoridade monetária. A portaria estabelece que as reuniões serão divididas em duas etapas: a primeira destinada à discussão de temas e a segunda para a tomada de decisões.

O diretor disse ainda que o novo comitê não deve ser confundido com o Comitê de Política Monetária (Copom), que tem reuniões a cada 45 dias com a finalidade específica de estabelecer a taxa básica de juros Selic.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 161 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal