Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

16/05/2011 - Portal Terra Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Banco vai ressarcir vítimas de golpe de financeira no PR e SC

Por: Joyce Carvalho


O Banco BMG, que tinha como correspondente bancário no Paraná a VC Consultoria, vai ressarcir todas as vítimas do golpe aplicado pela financeira no Estado e também em Santa Catarina. O banco divulgou nesta segunda-feira que fará um levantamento de 100% dos contratos firmados para empréstimos consignados pela VC Consultoria, incluindo aqueles finalizados, em um prazo de 30 dias. A partir do momento que for verificada a fraude, a vítima será ressarcida imediatamente em valor integral.

As medidas integram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado na última sexta-feira entre o Banco BMG e o Ministério Público (MP) do Paraná. Na quinta-feira da semana passada, uma operação conjunta da Promotoria de Inquéritos Policiais do MP e da Polícia Civil prendeu sete pessoas envolvidas com a consultoria, incluindo Letícia Justimiano dos Santos, que seria a responsável legal pela empresa, e Neviton Pretti Caetano, apontado como o mentor do esquema. Todos permanecem presos.

A VC Consultoria era muito conhecida, especialmente em Curitiba, pela quantidade de propaganda em jornais e emissoras de TV e rádio, além da abordagem nas ruas do centro da cidade. O material não informava a taxa de juros e o montante final dos valores a serem pagos. Além disto, aposentados e pensionistas assinavam vias em branco dos contratos de empréstimo. A autorização era para apenas uma transação, mas a VC Consultoria realizava várias em nome do contratante, que não tinha conhecimento das operações.

Segundo o MP, os valores das parcelas eram descontados do benefício, mas o dinheiro não entrava na conta corrente. Muitas vítimas não percebiam o golpe porque as parcelas eram baixas e o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) não fornece um extrato mensal sobre o pagamento do benefício.

Outro golpe, conforme o MP, era dado quando o interessado em fazer um empréstimo entrava em contato com a VC Consultoria para realizar uma simulação. Os dados eram utilizados pelos funcionários da financeira, que preenchiam o restante dos documentos com informações falsas.

A partir desta terça-feira, o Banco BMG vai receber as vítimas dos golpes na avenida Marechal Deodoro, 869, 1º andar, no centro de Curitiba. O telefone 0800 723 2044 foi colocado à disposição para informações e orientações aos consumidores.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 205 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal