Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

13/05/2011 - Diário do Nordeste Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Trend Micro detecta golpes virtuais dos Jogos Olímpicos de 2012

O roubo de informações pessoais e bancárias é feito por e-mails de falsas promoções relacionadas ao evento mundial.

Pode parecer cedo, mas os cibercriminosos já estão se aproveitando de outro grande evento esportivo para induzir internautas a fornecer informações pessoais.

Recentemente, a Trend Micro, multinacional especializada em segurança virtual, descobriu uma campanha de spam que utiliza os Jogos Olímpicos Londres, de 2012, para forçar usuários a fornecer credenciais para golpes maliciosos. As mensagens foram criadas com o intuito de fazer as pessoas acreditarem que foram vencedoras de um concurso relacionado ao evento.

Análise

A empresa analisou duas amostras deste spam. A primeira possui anexado um arquivo.DOC, o qual os usuários são orientados a preencher. Nele são solicitadas informações pessoais como nome, endereço e telefone celular. É provável que para escapar de filtros de e-mail, os golpistas optaram por anexar o arquivo ao invés de solicitar estas informações no corpo da mensagem.

A segunda amostra era mais direta. Informava que os destinatários haviam sido premiados na “Loteria Olímpica Londres 2012”, supostamente patrocinada pelo Conselho Nacional de Loterias da Inglaterra. No entanto, antes de poder resgatar o prêmio, eles precisariam telefonar para certo número, responder a uma mensagem via e-mail e fornecer algumas informações pessoais.

Iscas

Eventos esportivos são frequentemente utilizados como iscas de engenharia social. Há cerca de um ano, a Copa do Mundo foi utilizada para lançar um golpe muito parecido no qual os destinatários eram informados de que haviam ganhado numa loteria organizada pelos responsáveis pela organização do evento. Houve até um spam em que cibercriminosos diziam oferecer ingressos para o evento, com o objetivo de roubar informações bancárias.

A Trend Micro orienta que os usuários busquem informações sobre as Olimpíadas de 2012 pelo acesso direto do site oficial, uma vez que já localizou ataques semelhantes em que fanáticos por esportes foram induzidos a fazer o download de falsos antivírus.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 83 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal