15/08/2007 - Gazeta Mercantil
BEBIDAS: Nova metodologia identifica fraude em sucos de uva
SÃO PAULO, 15 de agosto de 2007 - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai começar a usar nova metodologia para detectar a qualidade dos sucos, refrescos e néctares produzidos a base de uva. Por intermédio de método analítico, os fiscais federais agropecuários poderão identificar a presença de açúcar - principalmente o de cana - nesses produtos, quando adicionados além dos limites permitidos.
"Agora, podemos identificar e autuar eventuais fraudes nessa área", diz a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov/Mapa), Ângela Peres. A fiscalização de sucos, refrescos e néctares a base de uva é realizada pela Coordenação de Vinhos e Bebidas do Dipov/Mapa.
As amostras coletadas pelos fiscais federais agropecuários são enviadas para análise na rede Lanagro (Laboratório Nacional Agropecuário) ou nos laboratórios credenciados pelo ministério. Desses, só dois estão habilitados atualmente para o serviço: o Laren, no Rio Grande do Sul, e da Unesp em Botucatu (SP).
A análise dos percentuais de açúcar nos sucos, refrescos e néctares de uva atende a uma reivindicação do setor. Com o uso dessa técnica (método analítico para determinação da razão isotópica do carbono), destaca Ângela Peres, o ministério poderá comprovar eventuais fraudes nessa área, além de dimensionar a extensão do suposto problema. O emprego dessa metodologia foi aprovado recentemente pela Coordenação Geral de Apoio Laboratorial (Cegal) do Mapa.
A diretora do Dipov/Mapa lembrou ainda que já há método para identificação de água e açúcar exógenos em vinho.