Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

03/05/2011 - Jornal da Cidade de Bauru Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Golpe da ‘troca de cartões’ visa idosos

Por: Mariana Cerigatto

Golpista convence cliente a reinserir cartão no caixa eletrônico e digitar senha sob alegação de que operação não foi concluída.

Um crime não muito comum, mas já antigo, tem feito vítimas em Bauru tendo como principais alvos os idosos. Trata-se de um tipo de estelionato chamado popularmente de “troca de cartões”, que ocorre junto aos caixas eletrônicos das agências bancárias, principalmente, aos finais de semana.

O delito acontece quando o golpista aborda uma vítima que acabou de sacar dinheiro e a leva a acreditar que a operação no determinado caixa não foi finalizada. A partir daí, o estelionatário acaba convencendo a vítima a reinserir o cartão na máquina e digitar os dados da senha.

Geralmente, outro comparsa que passa ao lado anota os dados que estão sendo digitados e o golpista acaba trocando o cartão da vítima por outro, sem que a mesma perceba.

Um episódio recente desse tipo de golpe aconteceu em Bauru no último domingo, por volta das 8h30. O alvo foi um idoso de 80 anos que retirava dinheiro no caixa eletrônico de uma agência bancária da avenida Duque de Caxias, esquina com a rua Xingu, no Higienópolis.

Segundo consta no boletim de ocorrência (BO), o homem teria acabado de sacar uma quantia de R$ 510,00 e, após usar o caixa, foi abordado por um desconhecido que disse que a operação realizada pelo idoso não havia sido encerrada.

Acreditando no estelionatário, a vítima retornou à máquina, colocou novamente o cartão bancário e digitou a senha. Neste mesmo instante, o golpista trocou o cartão bancário da vítima por outro, sob a alegação de estar ajudando o idoso.

A troca dos cartões só foi percebida pela vítima no final da noite do mesmo dia. Em seguida, o cartão foi bloqueado, mas o homem não soube informar se antes do bloqueio foram feitas compras ou saques com o cartão pelo criminoso.

Polícia orienta

O delegado do 3º Distrito Policial (DP) de Bauru Milton Bassoto Júnior recomenda à população, principalmente pessoas de idade mais avançada, a não dar “crédito” a esses tipos de alerta de desconhecidos, que visam induzir a vítima a acreditar que a operação do caixa não foi finalizada.

“Na maioria dos casos, os golpistas estão bem vestidos, se apresentam bem, são muito educados e cativam as pessoas de mais idade. Mas o ideal é não aceitar a ajuda dessas pessoas, pois não dá para dizer se elas são golpistas ou não. Qualquer dúvida, o cliente deve entrar em contato com o banco”, indica.

Geralmente, de acordo com Milton Bassoto, o estelionatário age em conjunto com outra pessoa, que ajuda na hora da troca dos cartões e observa a senha digitada pela vítima.

“Os estelionatários sempre analisam bem quem farão de vítima. Por isso, é importante que, nos locais de saque e outras transações financeiras, o banco coloque funcionários para prestar atendimento, medida que inibe a ação dos golpistas. O problema são os horários e dias em que o banco fica fechado”, expõe o delegado.

Por isso, para essa e outras situações envolvendo cartões de banco e movimentações financeiras, continua valendo a “boa e velha” orientação de não aceitar ajuda de desconhecidos. Qualquer problema deve ser levado a funcionários ou à gerência do banco.

A polícia também orienta a evitar a utilização de caixas eletrônicos à noite, quando os usuários ficam mais vulneráveis à ação de golpistas e ladrões. Também é importante não contar dinheiro fora da agência e evitar sacar grandes quantias de dinheiro. Nesse caso, a opção mais indicada é a transferência eletrônica dos valores.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 392 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal