Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

02/05/2011 - Yahoo Notícias / InfoMoney Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Sites vendem produtos, mas não entregam ao consumidor, alerta Procon-SP


SÃO PAULO – Apesar da internet ser um facilitador para as compras, os consumidores virtuais precisam ficar atentos aos sites onde fazem suas aquisições. De acordo com a Fundação Procon-SP, algumas empresas de e-commerce estão vendendo produtos on-line, mas não entregam os itens adquiridos pelo consumidor.

A partir de reclamações de pessoas que passaram por essa situação, o órgão constatou que alguns fornecedores, além de não entregarem os produtos, também não são encontrados em seus endereços oficiais.

As notificações para solução dos problemas que o Procon-SP encaminhou para essas empresas têm retornado com informações dos Correios como "Mudou-se" e "Endereço inexistente".

Cuidado: sites continuam vendendo produtos! A entidade encaminhou denúncia ao DPPC (Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania), com a relação das empresas, para que seja avaliada pelo órgão policial a adoção de medidas no seu âmbito de atuação.

Porém, vale destacar que dentre os sites denunciados alguns permanecem ativos, oferecendo produtos. Veja na tabela abaixo a lista desses portais:

Sites denunciados pela Fundação Procon-SP e que permanecem no ar

Site Razão Social / Responsável pelo domínio

www.mfriends.com.br

Mfriends International Com. Prod. Eletr. Ltda

www.wbronkowski.com

Fernanda Mattos´ Avila

www.skinzilla.com.br

Fabiano dos Santos

www.bininhobaby.com.br

Marco Aurélio de Lima Rosa

www.seuchina.com

Marcos Silvério

www.newtenis.com.br

Fabiana Rúbio Antonio

www.brasilbay.com.br

Pedro Luiz Collyer

www.7livraria.com.br

Kuhn 7 Missaiedo Ltda Me

www.eletropenhaonline.com.br

L N Eletro Penha Eletrônicos Ltda

Fonte: Fundação Procon-SP

Conheça atitudes para se proteger Assim, usufruir das facilidades oferecidas pela web exige alguns cuidados para evitar fraudes, golpes e uso indevido dos dados pessoais. Pensando nisso, a Fundação Procon-SP separou algumas dicas importantes:

Desconfie de preços muito abaixo da média do mercado.

Não confie em sites que exigem depósito em conta corrente de pessoas físicas ou depósitos em caderneta de poupança.

Consulte as redes sociais para verificar se existem registros de reclamações.

Verifique o endereço físico da empresa, telefones, e-mails e quais os procedimentos para reclamação, devolução e as garantias.

Antes de fechar a compra, faça pesquisa no site do Procon (www.procon.sp.gov.br), para conferir se a empresa tem registro de reclamações.

Também veja os dados da empresa – como razão social, endereço e CNPJ – no site registro.br.

Se o domínio for ".com" ou ".net", cheque onde o site está hospedado através dos portais: whois.domaintools.com, who.is e whois.com. E fique atento aos sites que estiverem hospedados fora do Brasil.

Exija sempre a nota fiscal da compra.

E, ainda, guarde todos os dados da compra: nome do site, itens adquiridos, valores pagos, número do protocolo da compra ou pedido.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 433 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal