Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

01/05/2011 - SEGS / Jornal do Commercio Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Lavagem de dinheiro: Coaf recebe 811 comunicados por dia


O mercado de seguros continua sendo o segmento preferido das quadrilhas que tentam aplicar golpes de lavagem de dinheiro. É o que comprova estatística do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), segundo o qual, o total de comunicações de casos suspeitos chegou a 73.006 apenas nos três primeiros meses deste ano no setor, o que representa uma média de 811 registros diários, ou ainda 33,8 a cada hora.

Essa soma é bem maior que a apurada nos casos suspeitos comunicados ao Coaf referentes às operações no sistema financeiro (8.758), no mercado de capitais (apenas 314) ou mesmo nas loterias e sorteios (40.582).

Os dados computados pelo Coaf impressionam. Apenas nos últimos cinco anos, foram registrados mais de 2,1 milhões de comunicados de casos suspeitos de lavagem de dinheiro no mercado regulado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Isso representa uma surpreendente média de 1.150 casos diários, incluindo finais de semana e feriados.

O maior volume foi registrado em 2009, quando foram feitos pouco menos de 1,4 milhão de comunicados ao Coaf. No ano passado, o conselho computou 256,8 mil casos suspeitos.

Além da tentativa de lavagem de dinheiro no mercado de seguros, chama a atenção também o grande número de golpes que quadrilhas aplicam no setor. Somente no primeiro trimestre deste ano, a Susep recebeu 213 denúncias de tentativas ou de golpes efetivamente aplicados contra consumidores. O cenário, contudo era bem pior nos três primeiros meses de 2010, quando a autarquia recebeu 364 denúncias, 41,5% a mais do que no mesmo período deste ano.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 218 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal