Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

28/04/2011 - Band Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

INSS: medidas simples de segurança ajudam no combate aos golpes

Por: Isabella Ayub


Apesar das medidas de segurança adotadas frequentemente pelo Ministério da Previdência Social para evitar fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), muitos beneficiários ainda acabam sendo lesados.

Somente em 2010, o INSS registrou 20.412 denúncias de golpes previdenciários. Para evitar problemas, os segurados devem ficar atentos e não fornecer nenhum tipo de documento a supostos despachantes ou intermediários.

Além disso, não faz parte dos procedimentos do INSS a solicitação de dados via e-mail ou telefone. Recomenda-se ainda que os beneficiário também não revele seu número de CPF ou senha de banco para terceiros, mantendo as informações confidenciais.

Segurança

Para reforçar as medidas de segurança já existentes, o segurado também deverá, a partir desse ano, realizar prova de vida e alteração de senha, procedimento que substitui o censo, realizado até então a cada cinco anos.

A identificação deverá ser feita através da identificação pelo funcionário do banco ou, então, por sistema biométrico. O beneficiário deverá atualizar o endereço no próprio INSS ou no banco pelo qual recebe seu benefício.

Segundo Mauro Luciano Hauschild, presidente do INSS, o novo procedimento é indispensável para a garantia da segurança.

“É importante que o INSS tenha uma base de dados atualizada para garantir que as pessoas para as quais a Previdência Social está pagando os benefícios estejam vivas”, explica.

Denúncia

Caso um segurado ache que foi vítima de golpe ou fraude, ele pode recorrer ao Disque Denúncia no telefone 0800 7070 477, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 19h.

Dependendo da gravidade do problema, a denúncia pode ser encaminhada imediatamente para as Forças-Tarefas, que já atuam na investigação de fraudes contra a Previdência Social.

Espera-se, entretanto, que o número de denúncias caia a partir de 2011 com o novo procedimento anual de prova de vida entre os beneficiários.

“Existem situações em que, se não fizermos essa atualização periódica, é possível que estejamos pagando benefícios a pessoas que não estejam mais vivas e alguém esteja recebendo indevidamente esse benefício”, garantiu Hauschild.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 206 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal