Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

08/08/2007 - Bem Paraná Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Procon-PR alerta para fraude na venda de computadores pela internet


O Procon-PR faz um alerta sobre fraudes na venda de computadores e eletrônicos em geral que são ofertados aos consumidores, via sites de busca. “Foram recebidos, em três dias, pelo menos 30 e-mails de todo o Brasil, reclamando da não entrega de produtos adquiridos pela internet e com pagamento já efetuado”, informou a coordenadora do órgão, Ivanira Gavião Pinheiro.

As empresas citadas nos e-mails estão supostamente localizadas em Londrina e os telefones de contato informados não atendem. “Em virtude dessa situação, a Coordenadoria Estadual já acionou o Procon daquele município, visando a verificação de idoneidade e ações legais cabíveis em relação a não entrega dos bens”, explicou Ivanira.

A orientação do Procon-PR aos consumidores que não receberam os equipamentos adquiridos é a de efetuar reclamação junto ao Procon do seu município e registrar boletim de ocorrência em delegacia.

Cuidados

Foram cerca de 120 atendimentos no Procon-PR neste ano com problemas de compras realizadas pela internet e que, em sua maioria, referem-se a cancelamento de contratos, cobranças indevidas e não entrega do produto.

“Para evitar problemas e prejuízos”, salienta Ivanira, “é preciso tomar cuidado e se certificar de que a empresa e o produto sejam de confiança, verificar dados, como nome endereço, telefone, CNPJ, evitando empresas que só apresentam uma caixa postal, sem qualquer outro dado, além de procurar informações com pessoas que já tenham comprado pelo site” .

Conferir a forma de entrega e verificar o valor da taxa da entrega, que, algumas vezes, pode ser mais elevada do que o preço do produto. Algumas mercadorias adquiridas no exterior são acrescidas de taxa de importação.

Se a compra for feita com base em oferta anunciada, a empresa deve cumprir as condições de oferta, por isso imprima e guarde o pedido. Tenha por escrito as condições de pagamento, evitando pagar antecipadamente. Se utilizar o cartão de crédito, os cuidados devem ser redobrados, embora a responsabilidade da segurança da operação seja da empresa que oferece o produto e do provedor. A nota fiscal deve ser sempre exigida.

O Código de Defesa do Consumidor estabelece que as compras realizadas fora do estabelecimento comercial podem ser canceladas em até sete dias, contados do recebimento do produto, com direito a devolução do valor pago com atualização monetária. No caso de sites internacionais, se houver problemas, o consumidor terá que buscar a solução diretamente com o fornecedor, porque que ele é o próprio importador.

Ao receber a mercadoria, deve-se sempre abrir a embalagem no ato do recebimento e verificar se está tudo de acordo com o que foi pedido. O manual, nota fiscal, termo de garantia e informações claras e precisas devem acompanhar o produto. Se houver irregularidade, fazer a devolução, especificando na nota o problema apresentado e entrar em contato com a empresa para solucioná-lo.

Leilões on line

As compras feitas nos leilões on line exigem mais cuidados, uma vez que nem todo o processo está amparado pelo Código de Defesa do Consumidor. Este leilão virtual não se caracteriza em leilão propriamente dito, é uma página de classificados eletrônicos, onde são anunciados produtos. Este é o caso das mensagens recebidas pelo Procon-PR.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 348 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal