Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

18/04/2011 - Económico Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Número de notas falsas apreendidas pela PJ sobe desde há quatro anos

Por: Sandra Almeida Simões

Relatório de Segurança Interna revela que o dólar norte-americano é a moeda mais contrafeita.

A Polícia Judiciária (PJ) registou 11.566 participações de contrafacção ou falsificação e passagem de moeda falsa em 2010. Apesar do número representar uma ligeira subida (0,2%) face ao ano anterior, esta tendência de crescimento mantém-se desde 2007.

Segundo o relatório de segurança interna, divulgado recentemente pelo Ministério da Administração Interna, foram apreendidas 84.968 moedas (entre papel-moeda e moeda metálica), correspondentes a mais de oito milhões de euros. "O dólar norte-americano continua a ser a divisa mais contrafeita e, por consequente, mais apreendida - mais de 73 mil unidades num total de quase 7,3 milhões de dólares - seguido pelo euro - cerca de 11.500 unidades correspondentes a menos de 500 mil euros". Feitas as contas, as apreensões de dólares corresponderam a 86% do número de contrafacções e 91% do valor monetário, enquanto o euro pesou cerca de 14% no total. Foram ainda apreendidas, embora com valor residual, escudos, libras esterlina, francos suíços, dólares canadianos.

A contrafacção e a passagem de moeda falsa é assim um fenómeno que está a ganhar escala em Portugal. Além das detenções das autoridades judiciárias, o Banco de Portugal protagonizou, em 2010, a maior apreensão de notas contrafeitas em Portugal desde a introdução física do euro em Janeiro de 2002. No total, recorde-se, foram apreendidas 18.871 notas contrafeitas , o equivalente a um milhão de euros.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 181 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal