Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

06/04/2011 - O Globo Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Distrito Federal registrou 12 clonagens de cartões de crédito por dia em 2010


BRASÍLIA - Doze cartões de crédito foram clonados por dia no Distrito Federal em 2010. De acordo com a Polícia Civil, a clonagem de cartões é responsável por quase metade das ocorrências de estelionato no DF. No ano passado, foram quase cinco mil ocorrências. Em janeiro deste ano, o número de clonagens registradas foi de quase 600 - uma média de 16 por dia.

Ao tentar pagar uma conta, o policial militar Rubergil Guerra levou um susto: ele não tinha nenhum dinheiro no banco. Ao tirar um extrato, descobriu que saques foram feitos em Goiânia. No dia das retiradas, ele estava de plantão em Brasília.

- Não tinha como estar em dois lugares ao mesmo tempo - conta Guerra, que acredita que seu cartão tenha sido clonado num posto de combustíveis.

E é mesmo nos postos de gasolina que a polícia registra o maior número de clonagem de cartões de crédito e débito. De acordo com a delegada Ivone Rosseto, da Delegacia de Defraudações, quem tem cartão com chip deve exigir o uso da tecnologia, porque a clonagem é feita na leitura da tarja magnética.

- O estabelecimento está preparado para fazer a leitura do cartão com chip e, se o funcionário passa a tarja magnética, o cliente deve questionar - afirma.

O consumidor também deve prestar muita atenção ao usar os caixas eletrônicos. A polícia afirma que os estelionatários instalam as engenhocas que copiam as informações das contas perto do local onde o cliente coloca o cartão. Por isso, nunca é demais observar se a peça do equipamento não está frouxa.

Outras dicas que podem ajudar são: nunca dê o cartão para alguém fazer retiradas ou pagar contas para você; sempre que alguém levar o cartão até o caixa para o pagamento, vá junto; memorize sua senha, anotar é perigoso, mas se não tiver jeito, não deixe que ninguém veja.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 163 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal