Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

06/04/2011 - Rádio Renascença Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Brasileiros e portugueses trocam experiências de combate à moeda falsa

Por: Celso Paiva Sol

Nove especialistas brasileiros em combate à contrafacção de moeda estão em Portugal para partilhar experiências. Duas semanas à procura dos truques usados pelos falsificadores.

O grupo é composto por nove pessoas, oriundas de três entidades: a Policia Federal, o Banco Central do Brasil e o Laboratório de Policia Criminal que, tal como cá, faz as perícias à autenticidade da moeda.

Durante 15 dias, visitam os respectivos congéneres portugueses e trocam experiências, nomeadamente no trabalho prático de laboratório, no despiste das cada vez mais engenhosas e bem conseguidas falsificações de moeda.

Aos brasileiros interessa obter informações sobre todas as moedas, mas em especial sobre o euro ou não fosse o Brasil um grande destino turístico para os europeus, sobretudo em vésperas dos Jogos Olímpicos que se irão realizar no Rio de Janeiro em 2014.

Para além disso, a contrafacção de moeda já é o terceiro crime económico federal que mais inquéritos tem no Brasil ultrapassado apenas pelas fraudes e contrabando.

A cooperação, agora em marcha, começou há exactamente um ano, com a ida de peritos da Judiciária e do Banco de Portugal ao Brasil para um colóquio sobre esta matéria e é enquadrada num projecto da União Europeia lançado em 2002, que visa proteger o euro, apoiando e formando autoridades de outros estados.

A título de exemplo a Espanha tem concretizado várias acções do género na América Latina que já terão resultado no desmantelamento de tipografias de moeda falsa na Colômbia e na Argentina.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 159 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal