Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

30/03/2011 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Grupo instalava equipamentos em caixas eletrônicos para clonar cartões

Polícia desarticulou duas quadrilhas que atuavam em SP. Dados de clientes eram usados para fazer compras e saques.

Imagens gravadas por câmeras de segurança de uma agência bancária da Zona Norte de São Paulo mostram a instalação de equipamentos usados na clonagem de cartões em caixas eletrônicos. Nesta quarta-feira (30), uma megaoperação da Polícia Civil desarticulou duas quadrilhas: uma responsável por clonar cartões e outra especializada em roubo, furto e receptação de motocicletas. Doze criminosos foram presos e dez veículos foram apreendidos.

A quadrilha começava a preparar o golpe cedo. Antes das 8h, um jovem instalava aparelhos em um dos caixas. Ele voltava em seguida com cartões telefônicos para travar o sistema dos outros terminais. Assim, os clientes teriam que usar apenas o equipamento adulterado. Em pouco tempo, surgem as primeiras vítimas. Mais tarde, o estelionatário voltava à agência e indicava o caixa que as pessoas deveriam usar. Horas depois, ele retirava os equipamentos.

Na mesma agência, a cena se repetiu uma semana depois. Mas desta vez alguém desconfiou e chamou a polícia. Os PMs vistoriaram os caixas com insistência, mas não conseguiram descobrir a fraude. O rapaz voltou e retirou os aparelhos.

A quadrilha instalava dois equipamentos nos caixas eletrônicos. Um deles roubava as informações do cartão quando o cliente usava o caixa. Já o outro, com câmeras escondidas, ficava posicionado para gravar as imagens do momento em que o cliente digitava a senha.

"Com isso, eles montam o cartão e conseguem fazer compras, saques, pagar boletos falsos. São esses os expedientes usados pela quadrilha”, explicou o delegado Rubens Barazal.

Eletrônicos, tênis e até carros financiados podem ter sido pagos com o dinheiro do crime. A investigação começou há três meses. A polícia ainda não tem como precisar quantas pessoas e quantos bancos foram vítimas da quadrilha.

Inicialmente, a polícia investigava a quadrilha que roubava motos, mas acabou chegando ao grupo que clonava cartões. Com os criminosos presos foram encontrados computadores, celulares, cartões e aparelhos de clonagem de cartões bancários.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 163 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal