Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

29/03/2011 - O Globo Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

PM de SP já registrou 900 golpes do falso acidente ou sequestro este ano


SÃO PAULO - O Centro de Operações da Polícia Militar registrou desde o início do ano pelo menos 900 tentativas de golpes do falso acidente ou do falso sequestro. Os golpistas telefonam para a casa das vítimas informando sobre um acidente ou sequestro de um parente. Pedem dinheiro para o socorro da suposta vítima ou resgate. De acordo com a polícia militar, o número de casos pode ser ainda maior, já que muita gente cai no golpe, mas nem registra a ocorrência.

A polícia descobriu que os golpistas estão buscando novas formas de agir. Por exemplo, já foram detectados casos em que os golpistas ficam na porta de cinemas como se fossem pesquisadores para obter informações das pessoas. Quando elas entram para assistir ao filme, e desligam o celular, os criminosos telefonam para parentes e aplicam o golpe do falso acidente.

Essa modalidade de golpe começou a ser registrada em 2006. Em muitos casos, os telefonemas eram dados de dentro de penitenciárias e as vítimas eram orientadas a comprar créditos de telefones celulares pré-pagos. Em seguida, veio a onda dos falsos sequestros e a nova modalidade que é o acidente com um parente.

Este mês, uma aposentada de 84 anos perdeu R$ 13 mil em um golpe aplicado por telefone em São Paulo. Em uma semana, os estelionatários telefonaram três vezes para a casa dela. Disseram que uma sobrinha tinha sofrido um acidente de trânsito e precisava de dinheiro para despesas médicas e para retirar o carro da oficina. Ao telefone, uma mulher se fazia passar pela sobrinha da vítima.

A idosa só percebeu o golpe depois de ter feito três pagamentos ao bando. Ela procurou a polícia e foi orientada a marcar um encontro com os estelionatários para pagar uma nova quantia pedida. Um motoqueiro apareceu no encontro e foi preso em flagrante. Ele já tinha acompanhado a vítima ao bando, num dos saques anteriores.

Além dele, um segundo comparsa foi preso. Os dois vão responder por extorsão e formação de quadrilha.

No ano passado, após receber uma ligação, um aposentado, de 83 anos, depositou R$ 3 mil para estelionatários em São Vicente, na Baixada Santista. Ele só descobriu no dia seguinte que foi vítima de um golpe. Conforme o aposentado relatou à polícia, a pessoa identificou-se como sendo seu neto, que reside em São Paulo, e disse que havia acabado de sofrer um acidente em Bertioga.

A vítima informou ainda que o rapaz havia pedido que ele depositasse a quantia em dinheiro na conta de uma mulher, indicando ainda os números e a agência. Sem desconfiar dos golpistas, ele seguiu para sua agência bancária e seguiu as orientações.

A polícia orienta as pessoas a verificarem sempre as informações recebidas por telefone sempre que o caso envolver algum parente ou pessoa próxima. Normalmente, os bombeiros ou o Samu, que socorrem vítimas de acidentes, não fazem ligações a cobrar.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 194 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal