Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

16/03/2011 - Correio da Manhã Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Fraude com vistos

Por: André Pereira

EUA: Portugueses recebem e-mails falsos para atribuição de vistos de Imigrante.

Cidadãos portugueses estão a ser alvo de fraude através do programa de Lotaria de Vistos (Visa Lottery) do governo dos Estados Unidos da América. Milhares de e-mails estão a ser enviados a pessoas que nem sequer se candidataram à atribuição de um visto de imigração. Os burlões exigem o envio de cerca de 500 euros para um banco em Londres, Inglaterra, de forma a emitirem o visto. A embaixada dos EUA alerta que não envia e-mails a pedir dinheiro.

"Os burlões actuam todos os anos, mas este ano estão a agir com maior incidência na Europa. Identificam-se como membros do governo norte-americano, enviam e-mails que se parecem com os oficiais, mas pedem às pessoas para transferir 490 euros para um banco. Nós não pedimos dinheiro", revelou Laura Chamberlin, responsável pelo gabinete de atribuição de vistos da embaixada dos EUA, explicando qual a forma correcta de confirmar o processo: "Quem se candidatou ao programa de vistos não vai receber cartas do governo norte-americano. Tem de fazer a sua inscrição num site seguro (www.dvlottery.gov) e confirmar."

A origem e as pessoas envolvidas neste esquema fraudulento ainda são desconhecidas. Segundo Laura Chamberlin, as autoridades norte-americanas debatem-se com dificuldades na investigação, nomeadamente no que diz respeito à origem dos endereços de e-mail: "Sempre que recebemos um alerta, enviamos a informação para os nossos serviços de investigação nos EUA. É muito complicado manter registo dos endereços dos computadores, pois os burlões estão sempre em movimento. Não sabemos onde obtêm os endereços. Talvez noutros sites."

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 267 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal