Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

15/03/2011 - UOL Notícias Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Polícia prende golpista das viagens de luxo em Belo Horizonte; prejuízo pode chegar a R$ 200 mil


A polícia mineira apresentou nesta terça-feira (15) uma estelionatária que aplicava golpes em agências de viagens de Belo Horizonte. Gilmara Santos Souza, de 34 anos, foi presa no último sábado (12), quando retornava à capital mineira depois de uma viagem de uma semana a Porto de Galinhas, um dos destinos turísticos mais badalados do litoral pernambucano. A mulher recebeu voz de prisão ao desembarcar no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH.

A golpista foi denunciada por agentes credenciados da CVC, uma das maiores operadoras de turismo do país. Segundo as investigações, Gilmara usava uma carteira de identidade falsa para adquirir pacotes em diferentes agências. As investigações começaram depois de denúncia feita pela própria operadora de viagem, que desconfiou da documentação parecida usada para comprar diversos pacotes em diferentes agências.

O gerente geral da CVC, Edgar Toledo, acredita que o golpe pode ter causado prejuízo de R$ 200 mil à empresa devido ao alto padrão visado pela quadrilha. “Eles escolhiam sempre os melhores hotéis, à beira-mar, com refeição e bebida incluídos”, disse. Parte do golpe foi aplicado durante a alta temporada, quando os preços de hotéis de luxo e resorts encarecem. Toledo diz que a empresa suspeitava do golpe há pelo menos seis meses, mas a confirmação veio há apenas dez dias, quando a quadrilha negociava uma série de pacotes muito caros.

Além de se beneficiar diretamente do esquema, Gilmara ainda distribuía viagens entre amigos e revendia parte dos pacotes a terceiros a preços menores que os cobrados pela operadora verdadeira. Quando a fatura da farra retornava às agências lesadas, a pessoa responsável pelas compras não era localizada para saldar a dívida.

A polícia acredita que a mulher não agia sozinha. Ao menos outras 16 pessoas são investigadas, entre elas Edson Vieira Maciel, que também retornava da viagem a Porto de Galinhas, mas conseguiu fugir do cerco policial no aeroporto. O homem é um velho conhecido da polícia mineira. Já foi condenado por estelionato e cumpria prisão domiciliar. Os policiais acreditam que Edson ainda presenteou três parentes com luxuosos pacotes turísticos.

Alerta

O delegado o delegado Islande Batista, do Departamento de Investigação de Crimes Contra o Patrimônio, faz uma alerta a quem se beneficiou do esquema criminoso. “Nós chegamos a impedir a viagem de 15 pessoas que iriam embarcar usando de meios fraudulentos. As pessoas que tinham conhecimento que esses pacotes eram adquiridos de forma criminosa também serão indiciadas”, afirmou.

Gilmara Santos foi autuada por estelionato e pode pegar de 1 a 5 anos de prisão. Durante a apresentação nesta terça-feira a mulher permaneceu o tempo todo de cabeça baixa e não respondeu às perguntas dos jornalistas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 357 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal