Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

15/03/2011 - Jornal Correio da Cidade Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Combatendo o crime virtual

Por: Marcos José de Paula


O Polícia Federal Americana (FBI) divulgou um relatório com as principais fraudes online ocorridas em 2010. Essa informação é muito importante para alertar os usuários que queiram aumentar a sua proteção contra ataques cibernéticos.
Foram registrados, pelo FBI, mais de 300 mil queixas durante o ano de 2010. A maior parte relacionada a fraudes na rede, sendo a grande maioria delas reportada por homens entre 40 e 59 anos. Parte das reclamações registradas vieram de outros países como: Canadá, Reino Unido, Austrália e Índia.
Os crimes mais cometidos são fraudes com cartões de crédito, leilões, pagamentos e spams. Além disso, foram registrados golpes aplicados por mensagens telefônicas cobrando as vítimas indevidamente, links para roubar informações bancárias, assim como e-mails falsos pedindo doações para vítimas de desastres naturais. Como podemos perceber as coisas lá no Tio Sam não são muito diferentes do Brasil, exceto pelo fato de lá a população denunciar mais e cobrar mais das autoridades.
O FBI encoraja a todos a denunciar quaisquer crimes de fraude online, especialmente porque isso auxilia na identificação dos casos mais comuns e em seu combate. No Brasil, a Polícia Federal é responsável por apurar os crimes digitais. Qualquer internauta brasileiro pode denunciar golpes fraudulentos digitais, computacionais ou via internet, incluindo estes emails-armadilhas atualmente tão comuns, cujos links levam o incauto a sites malignos e contaminados com trojans e vírus.
As mensagens que contenham indícios de crimes digitais devem ser enviadas para a Divisão de Comunicação Social da Polícia Federal, através do endereço Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Um lembrete apenas: quando for enviar algum email de denúncia para o endereço acima, encaminhe a mensagem fraudulenta original como anexo. Assim, as autoridades poderão analisar os cabeçalhos (headers) originais e tirar de lá valiosas pistas para encontrar o criminoso.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 205 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal