14/03/2011 - Angola Press
Falsificadores de moeda estrangeira a contas com a polícia
Benguela – A Direcção Provincial de Investigação Criminal em Benguela apresentou no domingo à imprensa local, cinco indivíduos detidos por acusação de envolvimento na falsificação de 15 mil dólares norte-americanos.
O director do Gabinete de Estudos, Informação e Análise do Comando Provincial da Polícia Nacional, inspector-chefe Vicente Nogueira, disse tratar-se de cidadãos nacionais de idades compreendias entre 29 e 52 anos, cuja detenção ocorreu na Praia Morena, numa altura em que os indiciados teriam tentado, sem sucesso, trocar dólares falsos em Kwanzas numa agência bancária na cidade de Benguela.
Vicente Nogueira explicou que neste caso estão envolvidos um motorista, um funcionário do Gabinete Eleitoral do Bié, um efectivo das Forças Armadas Angolanas (FAA) e dois professores de Benguela, que se presume, sejam os intermediários nas acções de falsificação de notas.
Segundo o porta-voz da polícia, outros três cidadãos estão também a contas com a polícia, indiciados no envolvimento do exercício ilegal da profissão titulada, por meio da emissão de boletins de sanidade e atestados médicos.
De acordo com a fonte, trata-se de Anito Graciano, Pereira Ernesto e Graciano Lhauca de 20 e 49 anos de idade, respectivamente, sendo o último funcionário da Direcção Provincial de Saúde em Benguela, cuja detenção aconteceu no restaurante 10 de Dezembro.
Apelou a população para denunciar à polícia em Benguela indivíduos que estejam envolvidos na falsificação de moeda estrangeira ou no exercício ilegal de profissão titulada.