Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

03/08/2007 - SEGS Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Tentativas de Fraudes Digitais Cresceram 46%

Por: Paloma Oliveira e Renata Costa


A tendência é que os números cresçam ainda mais. Estima-se que até o fim deste ano o número de internautas brasileiros chegue perto dos 40 milhões o que aumenta as oportunidades de fraudes virtuais

Julho de 2007 - De acordo com o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), o número de notificações relacionadas as fraudes na internet cresceu 46% no primeiro trimestre de 2007 e 3% se comparado ao mesmo período de 2006. As tentativas podem estar relacionadas ao aumento de pessoas conectadas à internet. Segundo pesquisa do Ibope/NetRatings, o país possui atualmente cerca 33 milhões de cidadãos ligados à rede e está à frente de países como França, Estados Unidos e Japão, quando se trata de tempo de navegação por internauta, com mais de 22 horas mensais.

"O problema acontece porque esse público ainda não possui conhecimentos adequados para identificar o que pode ser uma armadilha dos crackers ou não. Crescendo o número de internautas, consequentemente, crescem as compras virtuais, momento em que os e-consumidores precisam prestar muita atenção, pois expõe dados importantes como documentos bancários, dados de identificação e senhas. Além disso também é preciso ficar atento a detalhes como atualização do antivírus, veracidade dos e-mails recebidos e links que acessam", revela o especialista em segurança digital da OS&T Informática, Sérgio Leandro.

A tendência é que os números cresçam ainda mais. Estima-se que até o fim deste ano o número de internautas brasileiros chegue perto dos 40 milhões. Com isso cresce a necessidade das empresas investirem em sistemas que assegurem a identidade digital de cada cliente e que bloqueiem possíveis tentativas de invasores. Em relação aos novos internautas a atenção também deve ser dobrada no momento em que realizarem downloads e compras virtuais.

"Escolha sites conhecidos, que garanta a segurança dos dados que estão sendo passados como número de documentos, dados bancários e senhas de cartões de crédito e débito. Jamais acesse links enviados por e-mail; Verifique se o endereço apresentado na parte superior da tela é realmente do site em que está acessando e ao efetuar compras virtuais verifique se o cadeado que indica a que a página está segura aparece no canto inferior do brower", finaliza Leandro.


SOBRE A OS&T INFORMÁTICA
Presente no mercado há 12 anos, o foco da OS&T (Open Systems & Technologies) é especialista em prestação de serviços de consultoria no desenvolvimento e integração de soluções de segurança, mobilidade e alta disponibilidade da Informação. Entre seus clientes estão empresas como Bovespa, CR Almeida, Lojas Marisa, Laboratório Fleury, Mapfre - Vera Cruz Seguradora, Panco, Porto Seguro, Ultragaz e Unimed. Contando com fornecedores estratégicos de tecnologia como a Catbird, Oracle, Red Hat e Symantec, a OS&T atua em projetos que vão desde a infra-estrutura, passando pela proteção digital externa e interna, clustering, acesso remoto e móvel, até o monitoramento da segurança e disponibilidade de todos esses sistemas de missão crítica. Saiba mais www.ost.com.br

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 333 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal