Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

01/03/2011 - SEGS Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

RTM combate lavagem de dinheiro com solução da Logica

Por: Wagner Hiroi

A Rede de Telecomunicações para o Mercado (RTM) está no centro do mercado financeiro brasileiro. A empresa possui uma extranet que conecta cerca de 500 instituições financeiras e mais de 30 provedores de informações num ambiente operacional unificado e seguro.

Desde a sua fundação, em 1997, a RTM tornou-se, rapidamente, uma empresa que atende com precisão às necessidades do setor financeiro. Para que isso seja possível, a extranet da RTM utiliza uma avançada tecnologia de rede IP/MPLS que permite a prestação de uma ampla gama de serviços, desde voz e dados até áudio e videoconferência.

Cenário

Pesquisas de mercado indicam que o valor de dinheiro “lavado” anualmente em todo o mundo varia entre US$ 500 bilhões e US$ 1,5 trilhão, dos quais a maior parte da fraude vem das drogas e do crime organizado. Posteriormente, este dinheiro é submetido a uma série de operações aparentemente legítimas, com o objetivo de impedir o rastreamento da sua origem ilegal.

Atualmente, a filtragem de pagamentos é uma das armas mais poderosas na luta contra a lavagem de dinheiro.

Diante desse cenário, os governos de todo o mundo estão criando diversas normas regulamentadoras para que as instituições financeiras intensifiquem o combate à lavagem de dinheiro. Por conta da norma de Combate ao Financiamento de Terroristas, que será oficializada em breve no Brasil, e atendendo às regras do Banco Central, a RTM procurou encontrar uma solução de filtragem de pagamentos aos usuários do Service Bureau RTM para conexão à rede SWIFT, maior rede mundial de transferências financeiras.

A empresa reconheceu que o mercado financeiro brasileiro precisava de uma solução de antilavagem de dinheiro (AML) suficientemente poderosa e inteligente para analisar e processar em tempo real os pagamentos recebidos e enviados.

Após um processo de seleção que durou dois anos e uma licitação entre os produtos oferecidos por empresas internacionais ao mercado brasileiro, a RTM selecionou a Logica, provedora global de serviços de TI e gestão de negócios, como fornecedora da solução que fez parte do projeto para combate à lavagem de dinheiro.

“A nossa necessidade não era apenas de uma solução eficiente, flexível e compatível, mas que também tivesse um padrão avançado de suporte ao cliente e que estivesse disponível a cada minuto de cada dia, e por muitos anos”, diz o diretor de TI da RTM, Marcelo Vilaça.

Solução

Para atender ao escopo do projeto definido pela RTM, a Logica forneceu a solução HotScan AML. “Uma série de reuniões, discussões técnicas e duas provas de conceito provaram que a solução não apenas conseguiria fazer o trabalho de filtragem, mas que também poderia executar esta função em um ambiente seguro, hospedado na RTM”, explica Vilaça.

A partir da utilização do HotScan, é possível filtrar a maioria das operações cambiais realizadas diariamente nas instituições financeiras. O software é capaz de analisar cada transação em tempo real, sem retardar o processo, e requer pouca intervenção humana, o que reduz custos e otimiza o tempo das operações financeiras.

“Alguns bancos acham difícil implementar a última geração de tecnologias de filtragem de sanções e antilavagem de dinheiro devido às limitações orçamentárias e ao nível de conhecimento exigido. No entanto, sem estas garantias, os bancos correm o risco de não conseguir bloquear as transações e de infringir os regulamentos. Em alguns casos, isso pode levar a multas, ações normativas e até a processos criminais”, afirma o diretor da Logica para a prática de serviços financeiros, Paulo Martins.

O HotScan, considerado ideal para reduzir o número de "falsos positivos" (alarme falso que acusa arquivos ou programas como infectados, quando na verdade não estão), foi desenvolvido para a RTM de modo a permitir que cada banco defina seus próprios “limites”, ou seja, a condição necessária para emitir um alerta. Além disso, os bancos integrantes do Service Bureau RTM podem inserir suas próprias listas de entidades reconhecidas como 100% legítimas.

Outras funcionalidades do HotScan são:

. Capacidade de explorar mensagens estruturadas e não estruturadas;

. Comprovada eficiência para ambientes com transações de alto e baixo volume;

. Apoio para desenvolvimento, roteando mensagens de usuários corretos para a listagem dos “usuários corretos”; e

. Capacidade de reconhecer nomes e sobrenomes, aplicar filtros de sensibilidade e conferir se uma transação teria (ou não) acontecido pelas iniciais dos mesmos.

O processo de instalação e configuração da solução no ambiente de tecnologia da RTM durou três semanas. Após dois meses de operação, o sistema estava pronto para entrar em produção.

Benefícios

A parceria firmada com a Logica reforça o compromisso da RTM em oferecer ao setor financeiro soluções que venham ao encontro das suas necessidades com absoluta segurança e atendimento diferenciado, facilitando as operações. O combate à lavagem de dinheiro é um complemento importante ao portifólio de serviços oferecidos pela RTM aos seus clientes.

"Podemos ajudar as instituições financeiras do Brasil a atender a demandas cada vez mais exigentes do mercado em termos de redução de riscos e melhoria do apoio aos seus planos de crescimento”, explica Marcelo Vilaça, ressaltando que, “com o aumento das pressões normativas, a necessidade de um sistema completamente automatizado de filtragem de pagamentos aumentará ainda mais e, portanto, os bancos aceitam muito bem o sistema do HotScan”.

Outros importantes benefícios conquistados pela RTM foram:

. Oferecer aos seus clientes uma solução avançada para filtragem de listas de acompanhamento;

. Oferecer a solução pelo modelo de Software as a Service (SaaS) para que os clientes não tenham custos com produtos adicionais, licenças etc. e, consequentemente, paguem apenas pelos serviços adquiridos;

. Ajudar os clientes a cumprir suas exigências legais, além de melhorar sua própria reputação de inovação e competência; e

. Aumentar a renda por meio do portfólio de serviços.

O projeto com a RTM é estratégico para a Logica. Isso porque uma das três áreas de atuação fundamentais para alcançar o objetivo definido no planejamento da empresa, que visa a incrementar de forma ainda mais significativa a operação da companhia no Brasil até 2014, é a vertical de finanças. “Vale ressaltar que, para a Logica, este é o setor com o maior crescimento no Brasil e no mundo”, destaca Paulo Martins.

Sobre a Logica

A Logica é uma empresa de serviço de negócios e tecnologia. Sediada no Reino Unido e com mais de 39 mil colaboradores, oferece serviços de consultoria, integração de sistemas e outsourcing de TI para clientes do mundo inteiro. Com forte presença na Europa, a Logica cria valores para os seus clientes ao integrar tecnologia, pessoas e processos. A companhia se destaca pelo comprometimento em manter parcerias a longo prazo com seus clientes, aplicando conhecimento para criar respostas inovadoras para as necessidades de negócio das companhias.

A Logica está listada nas bolsas de Londres, Stock Exchange e Euronext. Mais informações estão disponíveis em: www.logica.com.br

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 217 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal