Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

02/03/2011 - Paraná Online / O Estado de SP Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

E-mail falso oferece visto para os Estados Unidos


E-mails fraudulentos estão informando internautas de que eles foram sorteados pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos para ter o Green Card, e que devem pagar taxa de US$ 560 (em torno de R$ 930) para que eles recebam o documento. O Green Card é um visto de imigração que permite que o estrangeiro resida e trabalhe nos Estados Unidos. A Embaixada dos Estados Unidos deve divulgar hoje um alerta sobre o "crescimento expressivo" desse tipo de golpe.

Segundo o Consulado americano em São Paulo, são várias as fraudes que usam a identificação falsa do Departamento de Estado para oferecer o visto. Os "scams" neste caso são e-mails enviados para diferentes destinatários, sem solicitação - como os spams -, que configuram fraudes e tentam fazer com que o internauta realize pagamentos. Os e-mails têm sido recebidos em vários países. A Embaixada dos EUA em Londres já divulgou um alerta informando ter recebido "milhares" de questionamentos de internautas que receberam o e-mail.

Nem mesmo americanos estão livres. É o caso de Norman Gall, diretor executivo do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial e colaborador do jornal O Estado de S. Paulo. Residente no Brasil desde 1977, Gall nasceu em Nova York em 1933 e atualmente vive em São Paulo. "A fraude tinha um visual bem feito. Quem olha pode achar que realmente se trata de um informe oficial. Achei estranho que até eu, que tenho cidadania brasileira e americana, também recebi."

A 4.ª Delegacia de Delitos Cometidos por Meios Eletrônicos de São Paulo diz que ainda não recebeu nenhuma denúncia de e-mail fraudulento relacionado a vistos de imigração para os Estados Unidos.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 163 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal