Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

20/07/2007 - Gazeta de Limeira Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Fraude do crédito com desconto no INSS atinge Limeira


As fraudes contra aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se espalharam pelo País. O problema também atinge Limeira. Desde o ano passado, dezenas de inquéritos foram instaurados pelo 1º Distrito Policial (DP). Mas a Polícia Civil reconhece que é praticamente impossível elucidar os casos.

O delegado do 1º DP, José Aparecido Cortez, afirmou que este ano, constantemente os Boletins de Ocorrência (BOs) foram registrados. Ele esclareceu que a polícia tem conhecimento de que a prática dos golpistas ocorre na grande maioria das vezes em outras cidades, com utilização de financeiras que oferecem crédito fácil.
Os ladrões forjam documentos, endereço, telefone e outros tipos de informações sobre o aposentado. “Não sabemos ao certo como eles fazem o uso de todos os dados e como é feito na hora de emprestar dinheiro com desconto em folha. Mas sabemos que diversos documentos falsos são vendidos na capital facilitando o golpe”, explicou.
Questionado sobre a quantidade exata de BOs registrados contra os fraudadores, Cortez falou que não há um sistema informatizado que contabilize os casos por tipificação. Mas ele garantiu que são dezenas e que são instaurados porque o procedimento é praxe da polícia.
Ele ainda contou que um segurado do INSS conseguiu reaver seu dinheiro, até então perdido por causa do golpe após reivindicar o direito na Previdência Social. “Tivemos um caso em que a pessoa foi ressarcida depois que o INSS reconheceu que ela de fato não havia emprestado dinheiro algum de bancos ou financeiras”.
A Gazeta entrou em contato com o INSS para saber se o instituto possui algum sistema de registro das queixas de golpes. Mas foi informada de que não há controle sobre supostos golpes.

BLOQUEIE O BENEFÍCIO

No entanto, a orientação ao titular da aposentadoria ou pensão é para que seja feito o bloqueio do benefício para empréstimos. O titular pode requerer o bloqueio do empréstimo na Agência da Previdência Social.
Para isso, ele precisa redigir um requerimento esclarecendo os motivos que não quer ter empréstimos em seu benefício e realizar o protocolo na Agência da Previdência Social, na qual seu benefício está mantido.
Caso já tenha sido vítima de um empréstimo irregular, o beneficiário deve se dirigir com um BO policial na Agência da Previdência Social, que mantém esse benefício, para que o desconto das parcelas seja bloqueado. (BL)

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 359 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal