Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

30/10/2005 - Estado de São Paulo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

PF prende no Pará líder de hackers do País

Por: Carlos Mendes


Belém - Agentes da Polícia Federal no Pará prenderam no sábado em Parauapebas, no sul do Estado, Fábio Florêncio da Silva, o primeiro pirata de computador do país. Ele foi preso em casa, acusado de aplicar vários golpes contra correntistas da rede bancária em diversas capitais. Silva vinha agindo havia sete anos. Chegou a ser preso por duas vezes, mas voltou a praticar o mesmo crime.

Seus métodos serviram de inspiração para diversas quadrilhas que agem pela Internet, fazendo vítimas por todo o País. Em poder dele foi apreendido um carro de R$ 100 mil comprado, segundo a polícia, com dinheiro dos golpes.

"Esse dinheiro escorrega da mão da gente como se fosse água. A maioria destrói tudo em farras, noitadas com mulheres", disse Silva. De sua base em Parauapebas, tida como o berço dos hackers, ele orientava outros jovens da cidade que decidiram seguir seus passos.

A PF procura outros criminosos que agem em Parauapebas, mas estão foragidos, como Adalberto Monteiro de Oliveira, o Sarita, e a mulher dele, Monique Soares. Ela, já foi presa duas vezes e ele, três.

Usando um programa criado por Silva, os criminosos têm acesso à conta bancária e senha de cartão dos clientes. Para consumar o golpe, o pirata envia um e-mail para a vítima, usando termos apelativos, como cartão virtual de amor, proposta de emprego ou fotografia de alguma celebridade nua. A orientação é a de clicar com o mouse sobre o endereço sugerido. Feito isso, todos os dados bancários do computador da vítima caem nas mãos do criminoso. Aí é só fazer a transferência do dinheiro para a conta de alguém ligado à quadrilha e efetuar o saque em qualquer caixa eletrônico.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 681 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal