Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

25/02/2011 - Tecnoblog Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Dinheiro com transístor pode ser nova arma contra falsificação

Por: Rafael Silva


Bancos de todo o planeta tentam o máximo que podem evitar a falsificação dos seus respectivos papéis-moeda. Eles colocam hologramas, imagens em marca d’água, figuras em baixo relevo e até frases microscópicas nos desenhos das notas para dificultar ao máximo o trabalho de possíveis falsificadores. Cientistas alemães e japoneses podem ter encontrado, por acidente, mais uma arma que pode ajudar a coibir esse crime: a impressão de transístores em notas de dinheiro.

Hagen Klauk, diretor grupo de pesquisa em eletrônica orgânica do Instituto Max Planck na Alemanha, trabalhou com um grupo de cientistas japoneses no projeto e eles conseguiram criar uma malha de transístores orgânicos com 250 nanômetros de espessura, operam com apenas 3 volts e que podem ser fabricados sem muita dificuldade.

A ideia original de Klauk não era de colocar os micro transístores nas notas de dinheiro, mas a ideia foi bem aceita entre o grupo por se tratar de um desafio. Eles tiveram dificuldade em colocar os micro-circuitos em superfícies desiguais, pois membranas de silício não aderem muito bem à papel. Mas depois de anos aperfeiçoando a técnica, eles conseguiram colocar os transístores nas notas de dólar, euro, yen e franco suíço.

O pesquisador também diz que um sistema eletrônico completo na nota é apenas um conceito por enquanto, mas poderemos ver no futuro dinheiro que transmite informações para um scanner, por exemplo. “Fica a cargo de outros cientistas e engenheiros mecânicos criarem os circuitos das notas e os sistemas para lerem as informações contidas nelas”, completa.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 147 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal