Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

20/07/2007 - Jornal o Progresso Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Sanesul faz arrastão contra fraudes

Por: Maria Lucia Tolouei


DOURADOS - A empresa de saneamento básico de Mato Grosso do Sul, a Sanesul, iniciou um arrastão para detectar fraudes no sistema de distribuição de água em 29 setores de Dourados. Segundo o gerente regional, Odilon Azambuja, a expectativa é reduzir em 50% as perdas.
Em Dourados, o projeto piloto iniciado no bairro Canaã I já vistoriou 1.155 imóveis e detectou 187 irregularidades nas ligações domiciliares. São os chamados "gatos".
Além das perdas, por conta de vazamentos e defeitos na antiga rede de amianto, as fraudes preocupam já que respondem por 75% da evasão da água, diz Odilon. Só no Canaã, onde a equipe iniciou os trabalhos em maio deste ano, foram substituídos 130 medidores que estavam parados, além de 158 cavaletes e ramais com defeitos. Entre 526 padronizações de cavaletes, pelo menos 30% apresentaram vestígios de fraudes, diz o supervisor operacional, José Wilson Ferreira de Lira.
O arrastão conta com a ajuda de equipamentos, como o geofono e o stick, que detectam o som da movimentação da água encanada em tubulações clandestinos e de vazamentos invisíveis, que representam em torno de 25% das perdas.
Azambuja diz que os proprietários denunciados pelas ligações fraudulentas serão responsabilizados criminalmente. A empresa vai registrar queixa na delegacia e os casos serão encaminhados ao Ministério Público.
O gerente acredita que entre fraudes e vazamentos Dourados perde 45% de toda água tratada distribuída. O prejuízo da empresa, acrescido dos gastos com o transporte, custos com a Estação de Tratamento (ETA), pessoal e energia elétrica, acaba impactando o bolso do consumidor. "Evitando o desperdício, a Sanesul espera também manter alto o nível dos três reservatórios elevados e outros quatro apoiados", diz o supervisor.
Hoje, o município fornece 24 horas de água sem precisar fazer rodízios. "Isto foi possível porque a empresa equalizou o sistema e melhorou a distribuição", explica Azambuja.
O Rio Dourados abastece a maior parte da cidade, entre 75% a 80% do total da água consumida no município. O restante vem de 12 poços profundos e dois superpoços localizados no centro e região do Jardim Ouro Verde, com mais de 400 de profundidade e que atingem o Aqüífero Guarani.
A coleta diária da água em 90 pontos da cidade nunca detectou qualquer sinal de metal pesado, garante o supervisor. "A Qualidade da água fornecida pela Sanesul em Dourados vem sendo conferida por testes de qualidade, feitos pela Embrapa, pela Vigilância Sanitária e a Agência Nacional de Água (ANA)", assegura.
Além das fraudes e vazamentos na rede de água com 49 mil ligações, um outro problema que a Sanesul espera solucionar a médio e longo prazo é a rede de esgoto que também é prejudicada com ligações clandestinas.
Na maioria dos bairros, a rede recebe a água pluvial, que acaba provocando transtornos principalmente para as populações que vivem em locais mais baixos. Em Dourados, menos de 28% dos imóveis têm acesso à rede de esgoto.
Conforme disse o presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa, em recente entrevista ao O PROGRESSO, a Sanesul tem planos para aumentar este percentual para 60%, através de recursos que deverão ser liberados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 407 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal