Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

21/02/2011 - SRZD Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Profissional deve ficar atento às promessas de 'emprego fácil'

Por: Taís Guimarães


O SRZD recebeu denúncias de que empresas de Recursos Humanos (RH) cobram por entrevistas que prometem empregos em empresas multinacionais. O caso, conhecido como "golpe do emprego fácil", faz vítimas em diversas regiões do país. Em geral, desempregados e estudantes são os alvos desse tipo de crime.

Segundo a advogada Tatiana Ribeiro, o profissional conquista a vaga por suas qualificações, e portanto é ilegal que alguém pague para trabalhar. "Ninguém deve pagar para trabalhar. Vender vagas de emprego pode ser caracterizado como estelionato, de acordo com o artigo 171 do Código Penal com pena que varia de um a cinco anos de reclusão", explicou a advogada.

Entre os casos relatados ao SRZD, está o de Bruno Marques que passou pela situação duas vez. Na primeira vez, Bruno ainda era estudante de economia, quando viu um anúncio da empresa RH GROUP divulgando "grandes oportunidades". Ele conta que ao chegar a sede da empresa, viu pessoas de diferentes faixa etárias, e que também tinham interesse no anúncio. Ao ser informado sobre as condições de contratação, Bruno teria que pagar um valor de R$ 500, o que fez com que ele desistisse da ideia.

Já formado, o economista recebeu uma ligação propondo uma entrevista de caráter emergencial, pois seu currículo havia sido classificado para uma chance de emprego, que prometia contratação imediata. "Mesmo já trabalhando na minha área, fui ver essa oportunidade que parecia ser bem melhor. Porém quando cheguei ao local indicado, vi que se tratava da mesma empresa, e que aquilo era um golpe, pois me prometeram uma entrevista, e não falaram nada sobre valores e contratação de serviços", completou.

Luis Claudio Siliprandi foi vítima da mesma empresa, e teve um prejuízo de R$ 900. Ele assinou o contrato com a empresa, que entre as cláusulas incluía uma "Taxa de Sucesso", em que após ser contratado, o empregado deve pagar 50% do primeiro salário à consultoria. Luis assinou contrato com a empresa, entretanto nunca recebeu nenhum informativo nem sequer indicações de vagas que era previsto no acordo. "Abri um processo, fiquei indignado pela fraude e mentira por parte deles e muito mais pela cara de pau deles. Tenho um processo em andamento contra a RH Group", enfatizou.

O SRZD entrou em contato com a Assessoria em Recursos Humanos RH GROUP, porém até o fechamento da matéria, a empresa não havia se pronunciado.

Como se proteger?

Caso o cliente perceba que acabou caindo no "golpe do falso emprego", deve dirigir-se diretamente a uma delegacia e registrar ocorrência alegando ser vítima de estelionato.
De acordo com especialistas, deve-se sempre ler o contrato antes de assinar, e antes de tudo, pesquisar sobre as empresas que estão prestando o serviço. Consultas sobre a legalidade de empresas podem ser feitas diretamente através de sites como o do Procon de sua cidade, Delegacia de Crimes Contra a Economia e Proteção ao Cliente (Delcon) e o Ministério Público Estadual, além de pesquisas em fóruns e sites de reclamação existentes na internet.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 737 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal