Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

21/02/2011 - O Globo Online / Valor Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Fraude entre fornecedores do Alibaba derruba diretores

Por: Daniela Braun


SÃO PAULO - A companhia chinesa de comércio eletrônico Alibaba comunicou hoje o afastamento do diretor-executivo David Wei e do diretor operacional Elvis Lee após a identificação de um esquema de fraude envolvendo mais de 2 mil fornecedores.

A empresa esclarece, em comunicado, que os executivos não estavam envolvidos diretamente nas fraudes, mas vão assumir a responsabilidade pelo "colapso sistêmico na cultura de integridade da companhia".

A direção do Alibaba.com ficará a cargo de Jonathan Lu, que comanda o site Taobao.com, pertencente à Tao Bao Holding Limited, empresa associada ao Alibaba Group. Lu, de 41 anos, também acumula o cargo de vice-presidente executivo do grupo.

Investigações detectaram que 2.326 fornecedores classificados como ?gold' - sendo 1.219 em 2009 e 1.107 no ano passado - ofereceram grandes quantidades de eletrônicos de consumo a "preços muito atraentes, uma quantidade de pedido mínimo baixo e métodos de pagamento menos confiáveis ", explica a empresa.

A companhia informou que os fornecedores envolvidos no esquema de fraude representam entre 1,1% dos parceiros ?gold' até dezembro de 2009 e 0,8% dos fornecedores deste nível até dezembro de 2010. O valor médio por pedido fraudulento foi inferior a US$ 1.200, o que não gerou impacto substancial, segundo a empresa.

"Nossa empresa encerrou todas as lojas [virtuais] destes fornecedores", declarou o Alibaba.com ressaltando que tomará medidas contra outros fornecedores de alto risco com base em seu modelo de detecção de fraudes.

Por conta das mudanças, o conselho do Alibaba.com foi reduzido a 11 diretores.

As ações do Alibaba.com negociadas em Hong Kong tiveram uma queda de 3,47% nesta segunda-feira.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 166 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal