Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

17/02/2011 - Jornal de Notícias Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Colin Powell exige respostas sobre falsas informações do Iraque


O antigo secretário de Estado norte-americano Colin Powell pediu explicações à CIA e ao Pentágono pelo facto de lhe terem fornecido informações erradas sobre o Iraque, recebidas de um informador conhecido como "Curveball".

Colin Powell declarou a 5 de Fevereiro de 2003 num importante discurso na ONU estar ao corrente da presença de armas bacteriológicas no Iraque, baseando-se em informações fornecidas pela fonte conhecida como "Curveball", revelou quinta-feira o The Guardian.

"A questão devia ser colocada pela CIA e pela DEA (agência de informação da defesa) antes dessa falsa informação (a existência de armas bacteriológicas) figurar no relatório dirigido ao Congresso, citado no discurso sobre o estado da União (por George W. Bush) e na minha intervenção na ONU de 5 de Fevereiro (2003)", declarou Colin Powell ao Guardian, reagindo à entrevista da trânsfuga, publicada na véspera, pelo mesmo jornal.

O informador, pseudónimo de Rafid Ahmed Alwan al-Janabi, declarou ter mentido quanto à presença dessas armas no Iraque.

"Sabíamos há anos que a fonte chamada Curveball não era completamente fiável", acrescentou o antigo secretário de Estado norte-americano ao diário britânico.

Durante o seu discurso na ONU, Colin Powell apresentou al-Janabi como "um engenheiro químico".

Informações fornecidas por Al-Janabi foram utilizadas pelos Estados Unidos para justificar a invasão do Iraque em 2003.

No entanto, as informações comunicadas por al-Janabi foram consideradas pouco fiáveis pelos serviços secretos alemães, o BND, que contactou o informador em 2000.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 114 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal