Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

17/02/2011 - Jornal Cruzeiro do Sul Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Golpes contra aposentados

Mesmo golpes bem elaborados, que se valem de informações reais para dar credibilidade à farsa, desmoronam diante de algumas informações prévias e de uma atitude cautelosa.

Com 27 milhões de beneficiários (aproximadamente as populações de Portugal e Chile juntas) e pagamentos médios mensais de R$ 614,95, segundo dados de 2009, o universo previdenciário do Brasil é um campo fértil para ladrões e estelionatários que se dedicam a ludibriar aposentados e pensionistas, procurando tirar algum proveito.

Tentativas de golpe, é verdade, atingem todos os brasileiros indistintamente, a começar pelos já conhecidos e-mails falsos que, fazendo-se passar por comunicações oficiais de bancos, Receita Federal ou órgãos públicos, pedem aos destinatários que renovem seus cadastros e revelem números de documentos e senhas, abrindo caminho para apropriações indébitas.

Tem-se, no entanto, a impressão de que beneficiários da Previdência são ainda mais visados. Golpes aplicados pelo Correio tornaram-se de tal forma comuns entre os aposentados que, somente na regional de Sorocaba da Previdência (que atende cinquenta cidades), em média três a quatro vítimas desses crimes se apresentam todos os dias. Suspeita-se, além disso, que o número de prejudicados seja bem maior, já que muitas pessoas sentem vergonha de admitir que foram enganadas. Somente num dos casos, relatado ontem pelo repórter Eloy de Oliveira, uma professora aposentada perdeu cerca de R$ 5,5 mil ("Alerta - Previdência vai treinar 7 mil aposentados contra golpes", pág. A6).

Num contexto como esse, a iniciativa de oferecer treinamento para os beneficiários, a fim de alertá-los contra golpes, só pode ser elogiada. Para este ano, a regional da Previdência fixou a meta de orientar sete mil pessoas. É um número razoável, em vista da abrangência da regional, e mais ainda quando se considera que cada indivíduo, neste caso, pode tornar-se um multiplicador de informações, assumindo o compromisso de passar as orientações recebidas para seu círculo familiar e de amizades.

Principalmente no que se refere aos golpes pelo Correio - quase sempre, viabilizados por meio de cartas que são enviadas para a casa dos previdenciários, comunicando a existência de supostas quantias a receber, mediante o depósito antecipado dos "honorários" -, saber identificá-los é tudo. Mesmo golpes bem elaborados como esses desmoronam facilmente diante de algumas informações prévias e de uma atitude cautelosa por parte das vítimas, como relataram entidades que congregam aposentados em Sorocaba.

Por isso, é importante que os treinamentos sejam mantidos como parte de uma política permanente de proteção ao aposentado, e, mais que isso, que as orientações não se restrinjam a certas formas de golpe, mas incluam outras medidas preventivas que os beneficiários e correntistas em geral podem adotar, a fim de evitar também a abordagem nos caixas eletrônicos e nas saídas de banco.

Por vezes, atitudes simples - como dar preferência ao "dinheiro de plástico" e aos pagamentos on-line ou via boleto, evitando-se operações em dinheiro vivo - podem evitar perdas grandes. Mas o que se percebe no dia a dia é que, em geral, a tecnologia acaba sendo um fator complicador para o público, que pouco tira proveito de certas vantagens e ainda acaba sendo prejudicado por não dominar completamente as operações eletrônicas ou informatizadas.

Por outro lado, é preciso observar que aposentados também são bastante visados por assaltantes, o que demanda uma proteção maior nos dias de pagamento e nas proximidades de agências bancárias. Se houver um aumento do efetivo da PM, como se cogita, as "operações-pagamento" são uma frente em que a polícia poderia atuar preferencialmente, com benefícios diretos para toda a população.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 267 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal