Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

10/02/2011 - Convergência Digital Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

GSMA constata que 70% dos spams móveis são fraudes financeiras


A GSMA divulgou nesta quinta-feira, 10/02, as conclusões do piloto do GSMA Spam Reporting Service (SRS, sigla em inglês) – Serviço de Denúncia de Spam - conduzido de março a dezembro de 2010, em conjunto com as operadoras AT&T, Bell Mobility, KT, Korean Internet & Security Agency (KISA), SFR, Sprint e Vodafone.

O GSMA SRS oferece uma plataforma mundial para ameaças e uso indevido de mensagens, reportados por assinantes de serviços móveis. O piloto do GSMA SRS validou as requisições da solução para tratar o uso indevido do envio móvel de mensagens de texto em forma de spams, um tema crescente para usuários, operadoras de serviços móveis e reguladores, globalmente.

"Como os telefones móveis são um meio bastante pessoal, os spams de mensagem de texto são sentidos como uma violação muito pessoal e os usuários podem ser levados a tornarem-se vítimas de ataques fraudulentos e danosos", disse Jeremy Sewell, diretor de operações da GSMA.

O piloto analisou o tráfego de mensagens de texto e identificou e juntou denúncias de seu uso indevido enviadas por usuários às redes participantes por meio de um código curto. A análise dos dados do piloto indicou que spams são encontrados em todas as redes e em níveis mais altos do que originalmente previsto.

Também mostrou que o tratamento da questão ajudaria a melhorar a segurança e a estabilidade das redes e a diminuir o tráfego indesejado que atualmente obstrui e desperdiça valiosas larguras de banda.

O piloto constatou que agressores estão usando sofisticadas técnicas de modificação de mensagens e transmitindo baixos volumes delas a partir de cada número de origem, para evitar a detecção sobre um longo período de tempo.

Seus métodos variam por regiões, fazendo a cooperação global ainda mais fundamental no combate ao problema. Conclusões posteriores mostram que a maioria dos spams origina-se na rede, seguida por redes pares e então por meio de serviços de internet, mas cada operadora de rede móvel (MNO, sigla em inglês) do piloto foi capaz de identificar a fonte do spam e agir de imediato.

O GSMA SRS fornecerá análise sustentada por dados que ajudarão operadoras a ganharem maior visibilidade sobre suas redes e as tendências de ataques que as afetam. As MNOs podem agora entender a natureza e os métodos dos ataques na rede, como quantificar o volume e impacto destes, para desenvolver estratégias de segurança mais eficientes e adequadas.

O piloto da GSMA constatou ainda que:

Embora quase um décimo dos ataques de spams identificados era de conteúdo adulto, a maioria dos deles visava ganhos financeiros, com 70% das denúncias de spam respondendo por serviços financeiros fraudulentos, mais do que cenários tradicionais de propagandas encontrados em spam de e-mail. Ademais, os ataques podem ser divididos em três categorias:

Tentativas de phishing – onde o agressor está tentando coletar informações financeiras do usuário. Isto foi geralmente feito usando uma URL na mensagem com um site falso ou uma ação telefônica para um call center fraudulento que tentou colher dados bancários ou identificar informações. Uma mensagem típica seria de que o recipiente ganhara na loteria ou um voucher e teria que ligar para requerê-los;

Golpes de engenharia social – golpes tais como um empréstimo ou jogo de azar, onde a chamada para ação era na maioria das vezes simplesmente responder para o emissor de modo que a trapaça levaria o usuário a transferir dinheiro; ou

Fraude taxa de prêmio – aqui um número de telefone era embutido numa mensagem de texto e se o usuário ligasse ou enviasse uma resposta para o número, encargos de uma taxa prêmio pelo ligação/mensagem seriam involuntariamente pagos ao agressor. Uma mensagem típica seria uma notificação sobre um encontro ou serviços para adultos.

Também foram observadas algumas diferenças regionais no tipo e conteúdo das mensagens. Na Ásia, a maioria dos ataques levava a fraudes do clique relacionadas a sites de jogos de azar, seguidos por serviços fraudulentos de empréstimos.

Na Europa, aproximadamente um quarto das denúncias relacionava-se com loteria fraudulenta, empréstimos e serviços de reclamação de seguros, e um quinto era de natura adulta. Na América do Norte, houve uma larga proporção de denúncias relacionadas a empréstimos e adiantamentos.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 154 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal