Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

08/02/2011 - Portal Caparaó Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

PM apreende "chupa-cabras" instalados em terminais da Caixa em Muriaé

Por: Claudio Cordeiro

Golpe já foi aplicado na região.

Após um trabalho de investigação realizado pela empresa que presta serviços de segurança bancária e as informações passadas a Polícia Civil e Militar, no início da tarde deste sábado (5), militares prenderam um casal que já havia colocado placas - chamadas no jargão criminoso como "chupa-cabra" - em quatro máquinas de Caixa Econômica Federal, agência Muriaé, para clonar cartões dos clientes e fazer saques.

Antonio Augusto Rodrigues da Silva, 28 anos, e Benedita Jéssica Cavalcante Gomes, 20 anos, moram no Ceará e foram presos após saírem da agência da Caixa. Eles foram detidos quando estavam chegando ao carro, um Golf, preto, de placas KNH 6519 – Rio de Janeiro/RJ. No momento da abordagem, o casal tentou disfarçar e alegou que não tinha nada de errado no carro.

Após uma busca detalhada, atrás do painel do veículo foram encontradas placas, conhecidas como “chupa cabra” que são usadas para prender os cartões dos clientes nos caixas eletrônicos. Mesmo com o material localizado, o casal negou que fossem estelionatários. Antônio disse que nem sabia que material era aquele.

Na Caixa, os militares e os seguranças da agência e policiais civis encontraram mais quatro placas já instaladas na frente das máquinas de caixa eletrônico para a aplicação do golpe. Os equipamentos foram desativados e vão passar por uma perícia detalhada.

A IDENTIFICAÇÃO

Segundo um dos seguranças, Luz Eduardo Gouvêa, 29 anos, na semana passada já havia sido notada, através de circuito interno de câmeras, a presença do casal em atitude suspeita. “Nós percebemos que eles estiveram na agência e ficamos monitorando as ações deles na semana passada. Na tarde de sexta-feira, a Polícia Civil analisou as imagens e as fotos. No sábado, eles retornaram e a PM prendeu os dois em flagrante”. Eduardo que presta serviço na Caixa Muriaé há cinco anos disse que mesmo nos finais de semana e feriados tudo é monitorado na agência, facilitando assim o trabalho de identificação e prisão dos autores.

Além de Eduardo, o outro segurança, Antonio Francisco da Silva, 42 anos, disse que estavam monitorando pessoas estranhas na agência nos finais de semana. Nos últimos dias, alguns clientes prestaram queixas de saques indevidos em suas contas, inclusive em terminais de outros estados.

A Caixa, após levantamento e registro da ocorrência, realiza o ressarcimento dos valores a cada um dos clientes lesados.

O casal negou a autoria do golpe e insistiu em dizer que desconheciam o material encontrado. Antonio Augusto já tem passagem pela polícia do Rio de Janeiro, também por estelionato. Os dois foram ouvidos na delegacia de Polícia Civil e encaminhados para a cadeia.

O GOLPE

O casal preso, assim como outros estelionatários, procuram os caixas eletrônicos principalmente nos finais de semana para aplicar seus golpes e fazerem saques diversos nas contas dos clientes que tem seus cartões presos as “máquinas”.

Na verdade, os cartões não ficam presos nos caixas eletrônicos e sim em um material instalado ali por eles. Quando os caixas estão vazios, o casal coloca uma frente falsa, porém idêntica a do local onde os clientes colocam seus cartões para movimentações bancárias e o cartão fica preso. Na placa colocada pelos criminosos, existem duas placas de máquinas fotográficas digitais, duas baterias de telefone celular e o que eles chamam de “chupa cabras”, onde o cartão fica preso e a senha digitada é registrada pela placa da máquina digital.

Depois, com calma eles retornam a agência, retiram as placas e os cartões e assim completam o crime, retirando dinheiro na hora ou saindo do local e fazendo saques em outras agências, em cidades diferentes.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 265 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal