Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

07/02/2011 - Jornal da Manhã Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Bandidos usam telefone para roubar em bancos


A sofisticação de um equipamento eletrônico encontrado no caixa eletrônico de um banco no último sábado chamou a atenção da polícia. Ao todo foram registradas nove ocorrências relacionadas a golpes e problemas em caixas eletrônicos.

Entre os vários equipamentos apreendidos em diversas agências da cidade, o mais sofisticado se encontrava instalado no caixa do Banco Santander, situado na avenida Santos Dumont. De acordo com o cabo Assunção, da Polícia Militar, foram encontrados três dispositivos que retinham os envelopes depositados, enquanto um outro equipamento retinha os cartões. Quando isto acontecia, o cliente pegava o telefone da agência para ligar a um número indicado no próprio caixa, com DDD de São Paulo.

O que a pessoa não imaginava era que estava caindo em um golpe. A ligação na verdade caía em uma secretária eletrônica, em central montada pelos próprios golpistas. Para isso, os bandidos se utilizam de engenharia eletrônica sofisticada. Eles instalam um celular sem teclado, dentro de um aparelho convencional, que ao ser retirado do gancho, automaticamente, desvia a ligação para a central. Acreditando que está falando com o banco, a vítima acaba passando as informações do cartão, como número da conta e senha. Posteriormente, o gerente da agência informou que o banco não conta com telefone para este objetivo há mais de um ano.

Além deste caso, através do acionamento de um cliente, a PM registrou a apreensão de nove dispositivos para reter envelopes de depósitos no banco Itaú da avenida Leopoldino de Oliveira, além do chamado “chupa-cabra”, que copia dados de cartões, no caixa do Bando Itaú da avenida Fernando Costa. Funcionários responsáveis pela manutenção dos caixas da Caixa Econômica Federal encontraram dois aparelhos instalados em um supermercado situado na praça Carlos Gomes, bairro Estados Unidos. Uma câmera instalada no lado esquerdo do caixa registrava as senhas digitadas no teclado, enquanto o aparelho acoplado ao leitor de cartões gravava os dados.

Cliente de outro banco, na rua Tristão de Castro, registrou que teve o cartão retido pelo equipamento, enquanto outros três tentaram realizar saques no caixa da CEF existente no Shopping Uberaba, nos valores de R$ 500, 200 e 180 reais, sendo que em nenhum o dinheiro foi liberado.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 398 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal