Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

02/02/2011 - Jornal de Notícias Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Detido por falsificar cartas de condução na Grã-Bretanha


Um homem de 37 anos suspeito da prática de vários crimes de falsificação de cartas de condução, na Grã-Bretanha, foi detido pela Polícia Judiciária em Ponte de Sor.

"O suspeito, até agora emigrante na Grã-Bretanha, explorava as dificuldades que na zona de Ponte de Sor alguns cidadãos tinham na obtenção de carta de condução, falsificando tais documentos naquele país", disse, em comunicado, o Departamento de Investigação Criminal de Leiria da PJ.

Segundo a PJ, as cartas eram posteriormente vendidas aos mesmos cidadãos "por valores que chegaram a rondar os 2000 euros cada", obtendo o arguido com "esta actividade criminosa largos benefícios económicos".

A investigação já começou "há cerca de dois anos, quando apareceram notícias da apreensão de cartas de condução contrafeitas", explicou fonte da PJ de Leiria, à Lusa.

"Em todas elas surgia uma mesma origem, a Inglaterra", acrescentou este responsável, adiantando que o suspeito, sem antecedentes criminais, contou com o apoio de um familiar, que já foi constituído arguido.

A mesma fonte esclareceu que "há outros arguidos no processo, mas estes por uso de documento falso", acrescentando que se trata de pessoas que "não conseguiram tirar a carta de condução e pagaram fortunas para ter este documento".

O responsável afirmou que a PJ tem conhecimento de cerca de 20 casos, havendo ainda situações em que as pessoas, na posse das cartas de condução contrafeitas, "tentaram iludir as autoridades nacionais na tentativa de trocarem o documento por um nacional".

A PJ, que desconhece como eram produzidas as cartas de condução, pondera solicitar a cooperação judiciária, a fim de esclarecer os crimes.

A investigação foi desenvolvida em colaboração com a GNR de Portalegre e o arguido, que se encontrava em Portugal há cerca de dois meses, foi detido na terça-feira.

O homem já foi presente ao juiz de instrução criminal do Tribunal Judicial de Ponte de Sor e aguardará julgamento com obrigação de permanência na habitação.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 151 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal