Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

31/01/2011 - Folha de São Paulo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

PF investiga grupo que usa CNJ para dar golpe em aposentados

Por: Márcio Falcão


A Polícia Federal abriu inquérito para apurar denúncias de que um grupo de estelionatários estaria aplicando golpes em servidores aposentados utilizando o nome do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). A investigação foi solicitada pelo conselho.

Desde novembro, o CNJ recebeu 13 denúncias de que pessoas estariam ligando para servidores e pedindo uma quantia, em média R$ 30 mil, para acelerar o andamento de suas ações judiciais. Nos telefonemas, afirmavam que poderiam usar o CNJ para agilizar o andamento do processo.

As acusações foram feitas, em boa parte, por advogados. A PF deve pedir à Justiça a quebra de sigilos telefônicos para chegar ao grupo.

Segundo o ouvidor do CNJ, conselheiro José Adonis, os golpistas não têm intimidade com a rotina do conselho, uma vez que as decisões ocorrem no âmbito administrativo e não judicial. "A Polícia vai mapear a ação desse grupo. Pelo menos sabemos que nesses casos, as tentativas de golpe não se confirmaram", disse.

No início do mês, a PF descobriu uma mulher que se apresentava como a ministra do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e corregedora Nacional de Justiça, Eliana Calmon, em ações de um grupo investigado por crimes contra o sistema financeiro nacional, falsidade documental, estelionato e lavagem de dinheiro.

A função da mulher que se passava era dar credibilidade ao esquema, além de obter vantagens financeiras.

O grupo captava recursos de terceiros para serem empregados nas transações de compra e venda de títulos da dívida pública, principalmente em letras do tesouro nacional da década de 1970, em sua maioria falsificadas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 125 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal