Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

31/01/2011 - Jornal de Notícias Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Portugueses ignoram riscos das redes sociais

Por: Cláudia Rocha e Júlia Leite


Um estudo da Universidade de Coimbra revelou que os portugueses não dão importância alguma à sua privacidade nas redes sociais, nomeadamente no Facebook.

"Os utilizadores do Facebook divulgam imensa informação pessoal, desconhecendo os riscos a que estão expostos. Ao fornecer informação aparentemente básica, como por exemplo, a morada ou a empresa onde trabalha, o utilizador torna o seu perfil vulnerável a possíveis ataques piratas ou a situações maliciosas", alerta o investigador Francisco Rente.

"Inconscientemente, as pessoas pensam que estão protegidas e não adoptam medidas de segurança". Os cidadãos e as instituições ainda "não perceberam o denominado processo de 'impersonalização' gerado pelas redes sociais, em que a informação disponibilizada pode servir de base para inúmeros ataques, tecnológicos ou não", acrescentou.

Francisco Rente afirma, ainda, que esta falta de consciencialização dos portugueses se deve essencialmente a quatro razões: "iliteracia, facilitismo, corrupção e oportunismo".

Servidores estatais pouco seguros

O estudo revelou, ainda, que mais de sete mil servidores, dos quais 1251 são estatais, têm um esquema de criptografia (técnica para esconder informação) de tal modo vulnerável que permite a um possível atacante informático ter acesso a toda a informação e partilhá-la publicamente, como se tem verificado com o caso Wikileaks.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 155 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal