Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

26/01/2011 - Diário Digital Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Cem utilizadores dominam dois terços da pirataria virtual


Apenas 100 utilizadores são responsáveis pela publicação de 66% dos conteúdos disponíveis em redes de partilha de arquivos ilegais e por 75% dos downloads, concluiu uma pesquisa da Universidade Carlos III de Madrid.
O estudo analisou mais de 55 mil arquivos dos principais portais, entre eles o BitTorrent, Pirate Bay e Mininova.

Segundo a equipa responsável pela pesquisa, «o sucesso do BitTorrent deve-se ao facto de que alguns poucos utilizadores tornam disponíveis um número grande de conteúdos em troca de vantagens económicas».

Outra conclusão do estudo é que há dois tipos de perfil de utilizador.

O primeiro é o dos «publicadores falsos», que se dividem em organizações de combate à partilha de arquivos, que espalham uma grande quantidade de arquivos falsos para tentar travar a pirataria, e por utilizadores maliciosos que pretendem infectar computadores.

Já o segundo grupo, chamado de «maiores publicadores», oferece grandes quantidades de conteúdos com o objectivo de obter lucro através de anúncios online e assinaturas VIP de utilizadores que procuram downloads mais rápidos.

O estudo conjectura que o tráfego do BitTorrent seria «drasticamente reduzido» se esses utilizadores perdessem o interesse nessa actividade ou fossem eliminados do sistema.

«Na nossa opinião, o sucesso do BitTorrent deve-se à disponibilidade de conteúdos populares que são tipicamente protegidos por leis de direitos de autor», escreveram os investigadores. «As pessoas que se arriscam a publicar esse material fazem-no porque recebem um benefício económico».

Segundo o TGDaily, o estudo destrona a ideia de que a maioria dos partilhadores de conteúdos ilegais é motivada por uma «mentalidade de Robin Hood».

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 157 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal