Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

12/07/2007 - Jornal da Cidade de Bauru Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Morador de Bauru quase cai em golpe do prêmio do carro zero


As tentativas de golpe via mensagem instantânea (SMS) para telefones celulares não param. O método já é utilizado há algum tempo. No entanto, os criminosos, em sua maioria detentos querendo recarregar os créditos de seus telefones, readaptam o modo de operação de tempos em tempos, sempre tentando convencer a vítima de que se tratam de promoções de grandes emissoras de televisão. Uma delas possui até mesmo telefonista cuja única incumbência é atender e orientar os telespectadores que receberam mensagens falsas em nome do canal.

De acordo com uma funcionária da emissora, cuja programação é basicamente formada por atrações populares, é bastante grande o volume diário de telefones à procura de informações ou cobrança pela falta de entrega do “prêmio” de um carro zero. “Temos uma pessoa que começa a trabalhar às 13h e é responsável apenas por orientar essas pessoas”, confessa a telefonista.

A própria funcionária confessa já ter ligado pessoalmente para telefones que as vítimas passaram como sendo contato para o recebimento do prêmio. “Já conversei com bandidos e eles confirmaram que estavam dentro do presídio e faziam diversas tentativas até que alguém caísse na armadilha”, conta.

Um funcionário público bauruense de 35 anos foi uma das pessoas que recebeu, no último final de semana, a mensagem enganosa. “Passei o feriado com o celular desligado e, na noite de domingo, quando resolvi colocá-lo em funcionamento, recebi o recado de que havia ganho um Eco Sport zero quilômetro através de uma promoção conjunta entre uma emissora de televisão e uma operadora de telefonia”, diz o homem, que preferiu não revelar o nome.

O corpo do texto explicava que o número teria sido sorteado após fazer recarga de créditos e deixava dois telefones para confirmação de interesse no prêmio. Um com DDD 31, região de Belo Horizonte, e outro com DDD 85, intermediações de Fortaleza. “Num primeiro momento fiquei até contente, porque, além de estar especificado o nome da minha operadora, eu realmente tinha feito a recarga na sexta-feira”, conta.

O funcionário público tentou retornar as ligações para os números específicados na mesagem, mas não obteve êxito, pois ambos estavam sempre com sinal de ocupado. Ontem, ele decidiu entrar em contato com a emissora de televisão e recebeu a informação de que se tratava de um golpe comum.

Segundo a Polícia Civil, todos os distritos policiais recebem reclamações a respeito do assunto e cada uma delas é investigada. No caso específico da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), não houve nenhum registro sobre o fato no último final de semana.

“Mas todos os casos que chegam às nossas mãos recebem atenção. Através dos trabalhos de inteligência já realizados, pudemos comprovar que a grande maioria dos golpes são provenientes de presídios do Rio de Janeiro. Todos eles são então encaminhados para a polícia carioca, que fica responsável pelo prosseguimento”, revela Abel Cortez, delegado titular da DIG.

A Polícia Civil alerta para que a população sempre duvide de promoções, pois nenhuma empresa dá prêmios aleatoriamente. O ideal é se informar com o suposto remetente da mensagem.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 395 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal