Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

21/01/2011 - TI Inside Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Cibercrime vai se concentrar nas operações financeiras, indica estudo


Neste ano, os cibercrimes devem se voltar cada vez mais para operações financeiras. De acordo com estudo da fabricante de equipamentos de rede Cisco, os cibercriminosos começarão a explorar o crescimento do internet baking para roubar informações e transformá-las em fonte de renda.

Segundo a análise, os hackers começarão a lançar mão do chamado cash-out, que consiste no roubo de informações relacionadas a contas bancárias, como senhas, números da conta, dados do correntista, para fraudar caixas eletrônicos e sacar dinheiro.

A estratégia dos hackers, agora, será reduzir o ritmo de suas atividades e investir na maior lucratividade – chamando menos atenção para seus crimes. Mesmo porque, segundo o estudo, o cash-out exige uma "money mule" (uma "mula" para transportar o dinheiro, em tradução livre), ou seja, que o cibercriminoso tenha um cartão magnético falsificado, carregado de senhas roubadas, para ir até um caixa eletrônico e sacar dinheiro das contas correntes. Isso representa um alto risco para ele.

A exigência da money mule traz, ainda, outro obstáculo, segundo o relatório. Por mais que a capacidade dos hackers de roubar informações bancárias seja enorme, a quantidade de pessoas dispostas a fazer o papel de portador de cartão falso não é tão grande assim. A Cisco observa, no entanto, que isso não deve ser um inibidor do cibercrime. O estudo aponta que a proporção de contas roubadas em relação às money mules existentes chega a ser de 10 mil para uma. O que não é nada desprezível considerando as centenas de milhões de contas correntes existentes em todo o mundo e as cifras envolvidas em fraudes bancárias.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 167 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal