Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

19/01/2011 - AFP Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Ex-banqueiro é condenado por violar sigilo bancário na Suíça


ZURIQUE, Suíça — O ex-banqueiro suíço Rudolf Elmer, que, em várias ocasiões, entregou ao site WikiLeaks dados sobre supostas fraudes fiscais, foi declarado culpado nesta quarta-feira por violação do sigilo bancário, e condenado a uma multa com sursis, anunciou o juiz.

O tribunal de primeira instância de Zurique declarou Elmer culpado de ter violado o sigilo bancário em várias ocasiões e de coerção e ameaça em vários caos, mas inocente de um alerta de bomba de que foi alvo seu ex-patrão, Julius Baer.

O juiz Sebastian Aeppli condenou Elmer a uma multa de 7.200 francos suíços (5.500 euros), com sursis durante dois anos.

O juiz considerou que o acusado fez "parte durante anos do mundo bancário" e tirou proveito disso, e que seu motivo principal não foi a luta contra a sonegação fiscal e sim sua demissão.

Na segunda-feira, Rudolf Elmer entregou pessoalmente ao fundador do WikiLeaks dois CDs com os nomes de 2.000 titulares de contas suspeistas de sonegação fiscal, conforme havia anunciado na vépsera.

"Os documentos mostram os titulares das contas que se escondem por trás do sigilo bancário, provavelmente para tentar escapar do fisco", explicou Elmer, ex-executivo durante oito anos do banco Julius Baer na ilhas Caimã, um território britânico ultramar no Caribe.

Elmer precisou que o conteúdo dos CDs não será divulgado de imediato. "O WikiLeaks verificará os dados e se se trata realmente de evasão fiscal e os publicará mais tarde", explicou.

Entre os titulares das contas figuram 40 políticos e figuras importantes dos Estados Unidos, Suíça, Alemanha e Grã-Bretanha.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 137 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal