Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

18/01/2011 - Económico Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Os bancos e a lavagem de dinheiro

O número de transacções bancárias que levantaram suspeitas de fraude ou lavagem de dinheiro atingiram um número recorde em 2010, quase 1500.

Os dados do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) mostram que os bancos denunciaram mais 50% de operações suspeitas relativamente a 2009. Ainda assim, o número de processos instaurados é muito pequeno face ao total de denúncias. Em 2010 foram 28 os processos num valor total da ordem dos 26 milhões de euros. O aumento de operações suspeitas fica a dever-se à situação de crise económica que se vive actualmente, mas também ao aperto no controlo destas situações por parte dos bancos, fortalecendo a articulação com o Banco de Portugal, CMVM, Instituto de Seguros e Ministério da Justiça. Além das operações que levantam dúvidas, quer pelo seu carácter atípico tendo em conta o perfil do cliente, quer pela origem e destino dos bens, entre outras, os bancos estão também atentos a transacções ocasionais de valor igual ou superior a 15 mil euros - nos Estados Unidos e no Canadá o alarme soa a partir dos 10 mil dólares (cerca de 7.500 euros). Este é, sem dúvida, um bom serviço que os bancos, ao desenvolverem unidades de prevenção ao branqueamento de capitais, prestam a si mesmos e à sociedade, uma vez que as actividades que possam favorecer a fraude, o crime organizado ou o financiamento do terrorismo, afectam negativamente a reputação das instituições e dos países.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 150 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal