Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

09/01/2011 - Diário do Nordeste Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

DDF alerta para os golpes na compra de passagens

Criminosos utilizam dados dos cartões das vítimas para comprar bilhetes e revendê-los pela metade do preço.

Em tempos de turismo aquecido e facilidade para a compra de passagens aéreas, todo o cuidado é pouco. Todos os dias, especialmente na alta estação, a Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) do Ceará recebe dezenas de denúncias de pessoas que foram vítimas de fraudes em compras online com cartões de crédito ou desvio de milhas para viagens.

"Temos um inquérito instaurado na delegacia para apurar um golpe de R$150 mil em passagens aéreas", exemplifica o delegado Jaime Paula Pessoa Linhares, titular da DDF.

Segundo ele, a modalidade mais comum do golpe passa pela utilização de dados de cartões de terceiros para compras online. "Temos verificado casos de fraudes que envolvem até agências de turismo. Muitas vezes, as agências ou pessoas compram de boa fé mas a origem da passagem é fraudulenta".

O delegado aponta anúncios publicados em jornais e revistas como ´iscas´ muitas vezes utilizadas pelos estelionatários. "O ideal é que o consumidor se cerque do máximo de informações possíveis sobre quem está vendendo, para não ter o dissabor de encontrar a passagem bloqueada no balcão da companhia aérea no momento do embarque", aconselha. Para o titular da DDF, "A internet é um campo livre para as fraudes". Neste tipo de crime, os estelionatários se escondem no anonimato favorecido pela rede e aplicam os golpes que, muitas vezes, só são descobertos muito tempo depois. "Quando eles utilizam dados de um cartão de crédito, por exemplo, a vítima só vai tomar conhecimento ao receber a fatura. Aí começa a dor de cabeça", ressalta.

Em geral, os bandidos que adquirem as passagens aéreas por meio de fraude revende os bilhetes até pela metade do preço. "Daí, vem o perigo de se comprar por meio de anúncios duvidosos. As vantagens oferecidas são muitas, a pessoa deve desconfiar e ter cautela antes de concretizar a compra", explica.

B.Os.

Enquanto dava entrevista à Reportagem, Jaime Paula Pessoa folheou alguns Boletins de Ocorrências (B.Os.) recentes, dentre os quais estavam casos de golpes envolvendo a compra de bilhetes aéreos. "Neste aqui, a vítima sofreu um prejuízo no valor de R$ 42 mil. Usaram todo este valor em seu cartão para aquisição de passagens", mostra o delegado. Quando há queixas muito semelhantes, a investigação é aprofundada. "Podemos estar nos deparando com a ação de uma quadrilha".

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 186 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal