Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

08/01/2011 - Diário Catarinense Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

O retorno do golpe nigeriano ao Brasil

Pedidos de ajuda para retirar fortunas voltam a circular pela internet.

Um golpe cometido nos anos 1980 volta a tentar os brasileiros via e-mail. O estelionatário pede dinheiro adiantado para conseguir acesso a alguma fortuna e promete uma quantia muito maior como recompensa após o auxílio.

É o chamado golpe nigeriano, um dos mais conhecidos da internet em todo o mundo. O esquema tem alguns fatores que podem despertar a desconfiança das possíveis vítimas. Em primeiro lugar, a promessa de uma grande quantia de dinheiro. Em segundo, a mensagem geralmente contém erros de português, que se devem ao uso de tradutores online, como demonstra o título “Espero a sua resposta (agrade isto é urgente)” – a tradução correta do título seria “por favor” no lugar de “agrade”, outra tradução para a palavra “please”.

As muitas versões do mesmo esquema

O golpe, iniciado na Nigéria, tem várias versões. O familiar de um ditador africano deposto, que oferece milhões de dólares de sua fortuna. Um militar americano no Iraque, com US$ 10 milhões “do petróleo”, que quer transferir o dinheiro aos Estados Unidos. Ou mesmo alguém que se conhece em sites de relacionamento e depois precisa de dinheiro para reservar um hotel ou comprar uma passagem para um encontro na vida real. Em alguns casos, o golpe gera consequências extremas. Em 2003, um homem de 72 anos, morador de Praga, perdeu todo o seu dinheiro e invadiu a embaixada da Nigéria em sua cidade.

Ele atirou em duas pessoas e matou Michael Lekara Wayid, cônsul nigeriano. Em 2008, descobriu-se que o suicídio de uma estudante chinesa na Grã-Bretanha estava ligado ao golpe. Jaiyue Wang, 23 anos, depositou mais de 6 mil libras (hoje o equivalente a R$ 15,7 mil) acreditando que ela havia ganhado meio milhão de libras na loteria, após ser contatada pela internet.

Como funciona o golpe

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 599 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal