Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

06/01/2011 - Diário de Notícias / Lusa Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Os "Trojans" dominam o ranking global do 'malware'


A nível global, os 'Trojans', também conhecidos por "Cavalos de Tróia", continuam a dominar o ranking do 'malware' que surgiu no ano passado, representando 56 por cento das ameaças, seguidos pelos vírus e worms.

O estudo destaca ainda que 11,6 por cento do 'malware' é 'rogueware', vulgarmente conhecido como falsos antivírus.

Além disso, 2010 foi "palco da exploração das redes sociais e de vulnerabilidades por parte dos 'hackers'", e o posicionamento de falsos 'websites', com o 'spam' a manter a sua posição como uma das principais ameaças. Enquanto em 2009, cerca de 95 por do tráfego de e-mail foi 'spam', no ano passado situou-se nos 85 por cento.

O Pandalabs carateriza 2010 como um ano marcado pelo ciber-crime, ao serviço de esquemas de negócio com motivações financeiras, e ciber-guerra, tendo o 'Stuxnet', sido o 'worm' mais notório, afetando centrais de energia nuclear.

Sublinha ainda o aparecimento de um novo worm, o "Here you have", criado por uma organização terrorista conhecida por "Brigadas de Tariq ibn Ziyad" com o objectivo de lembrar aos EUA os ataques de 11 de Setembro e apelar ao respeito pela religião Islâmica.

O ano de 2010 foi também o ano do ciber-activismo, também conhecido por ciber-protestos ou "hacktivismo", que se tornou famoso pelo auto-denominado grupo "Anonymous" e os ataques de negação de serviços coordenados contra entidades ligadas à defesa dos direitos de autor e apoio a Julian Assange, fundador do Wikileaks.

As Redes Sociais estiveram também "na ribalta", sobretudo o Facebook e o Twitter, seguidos pelo LinkedIn ou o Fotolog. Entre as diversas técnicas para enganar os utilizadores, estiveram o sequestrar o botão "Gosto" do Facebook e o roubo das identidades dos utilizadores para enviar mensagens aparentemente legítimas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 140 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal