Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

30/12/2010 - AFP Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Papa cria autoridade especial de combate à lavagem de dinheiro


CIDADE DO VATICANO — O Papa Bento XVI criou nesta quinta-feira a Autoridade para a Informação Financeira, um órgão especial para combater a lavagem de dinheiro e vigiar as operações financeiras da Santa Sé, anunciou o Vaticano.

A criação da autoridade de controle foi promulgada com um decreto, ou "motu próprio", de Bento XVI.

"A Santa Sé aprova o compromisso da comunidade internacional e quer fazer suas as regras adotadas para prevenir e combater estes terríveis fenômenos", escreveu o Pontífice.

O decreto tem como objetivo "prevenir e lutar contra a lavagem de dinheiro proveniente de atividades criminais e para o financiamento do terrorismo", afirma o texto.

"A promulgação das novas leis reveste um significado moral e pastoral de longo alcance", afirmou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, que resumiu a medida com três palavras: "transparência, honestidade e responsabilidade".

A autoridade de controle vigiará as operações financeira de todas as entidades do Vaticano, assim como a aplicação das recentes normas europeias de combate à fraude.

Com a decisão, o Vaticano cumpre um passo decisivo para a transparência de suas transações econômicas, objeto de graves acusações e suspeitas por décadas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 223 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal