Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

23/12/2010 - Adrenaline Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Proteja-se dos golpes de fim de ano


Com a proximidade das festas de fim de ano, as empresas de segurança se esforçam em alertar os usuários para os golpes comuns nessa época, aproveitando o período de compras, especialmente em sites de e-commerce.

O alvo dos cibercriminosos é o dinheiro do internauta. Na América Latina, 63% de todos os malwares tentam roubar informações confidenciais, principalmente dados bancários, de acordo com a Kaspersky Lab.

No final do ano, os golpes utilizam engenharia social para atrair a atenção do internauta oferecendo, por exemplo, uma grande oferta por tempo limitado. Cupons promocionais falsos, e-mails fraudulentos solicitando doações, mensagens em redes sociais e injeção de sites maliciosos no topo dos resultados de buscas (técnica conhecida como Black Hat SEO) também são estratégias utilizadas para roubar dados pessoais e dinheiro do internauta.

De olho nas suas compras
Para evitar cair em golpes, é fundamental seguir uma série de procedimentos de segurança para não enviar dinheiro diretamente para a conta de cibercriminosos. A Kaspersky cita uma série delas:

Antes de efetuar as compras:
1. Saiba o que e de quem você está comprando. Dê preferência a websites conhecidos, de boa reputação, confiáveis e, que tenham números de atendimento ao cliente e endereço físico. Sempre fique atento ao comprar em novos locais.
2. Mantenha o seu computador e solução antivírus atualizados e seguros. As ameaças costumam ocorrem normalmente sem serem detectadas e acontecem no navegador. Certifique-se também de usar sempre a última versão dos programas, incluindo browser e sistema operacional.
3. Fique atento ao receber cupons eletrônicos que você não tenha solicitado.
4. Sempre desconfie quando algo parece muito bom para ser verdade, evitando ofertas e promoções irreais.

Durante as compras:
1. Sempre digite o nome do website que você quer visitar na barra de endereço do navegador.
2. Sempre vá diretamente ao endereço real do website das organizações de caridade para as quais deseja fazer uma doação. Nunca clique em links fornecidos em e-mails ou em resultados de ferramentas de busca.
3. Certifique-se de que sua transação está criptografada e que a sua privacidade está protegida. Muitos sites usam o protocolo SSL (Secure Sockets Layer) para proteger as informações. Verifique a URL do seu navegador para garantir que ele começa por "https://" e tenha o ícone de um cadeado fechado do lado direito da barra de endereço ou na parte inferior da janela. Isso não é garantia de proteção completa, mas é um indicador útil sobre a segurança do site.
4. Utilize um cartão de crédito exclusivo para compras on-line.
5. Utilize senhas difíceis e não utilize as mesmas palavras-chaves para todos os websites. Evite utilizar termos e frases comuns.
6. Para evitar o roubo de informações pessoais em compras tradicionais, mantenha sempre o cartão de crédito próximo a você e utilize caixas eletrônicos conhecidos e de confiança.

Depois de fazer suas compras:
1. Verifique seus extratos de banco e de cartões de crédito para conferir se há erros e transações suspeitas.
2. Utilize um serviço de monitoramento de crédito para alertá-lo sobre possíveis problemas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 134 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal