Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

18/12/2010 - Band Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Brasil é o terceiro em ataques pela internet; saiba como se proteger

Por: Eduardo Djun


Pesquisa divulgada pela empresa de segurança na internet PC Tools revela que o Brasil foi o país da América Latina com o maior registro de atividades maliciosas na rede. O levantamento ainda mostra que o país atingiu a terceira posição mundial em infecções por vírus e a quarta em infecções por worms.

Segundo o gerente mundial de testes de produtos da companhia, Richard Clooke, são criadas diariamente de 30 a 50 mil novas ameaças. “Estas ameaças vão de ataques baseados na Web, tentativas de phishing [golpe que induz usuários a clicarem em falsos links acreditando serem verdadeiros], tática rogueware [falsos programas antivírus] por downloads”.

Alguns dos crimes mais comuns cometidos na Internet incluem golpes que visam os desempregados. “São oferecidas falsas oportunidades de trabalho em casa. Além disso, roubo de identidade, fraudes com cartões de crédito e de mercadoria comprada nunca entregue”, disse o especialista.

Clooke alerta sobre os malwares (arquivos maliciosos) e vírus encontrados em sites suspeitos de download de e-book. “O crescimento do uso de e-books gerou aumento das atividades cibercriminosas a dispositivos móveis e leitores eletrônicos”.

Para o especialista, os cibercriminosos podem agir de várias formas quando roubam senhas dos usuários. "Nomes de usuários de e-mail são vendidos em grande número para organizações criminosas. Em seguida, são feitas tentativas para obter informações adicionais ou para solicitar cartões de crédito, empréstimos ou para obter bens ou serviços que depois são cobrados de volta à vítima", explica.

Fique atento

Mesmo que seja possível se defender de grande parte desses golpes, muitos usuários continuam tendo suas contas bancárias comprometidas. Veja como agir quando descobrir que foi vítima de crime virtual:

• Contate o seu banco para garantir que não há fundos sendo movimentados na sua conta ou cartão de crédito.
• Certifique-se que seu SO (Sistema Operacional) está atualizado e que seu PC tenha uma proteção abrangente instalada.
• Execute uma varredura completa e limpe qualquer malware.
• É recomendável alterar as senhas para sites que podem conter informações pessoais.
• Assegurar que sua proteção seja atualizada constantemente, incluindo firewall e filtros de spam e ataques.

Precaução

O especialista ainda alerta para algumas medidas básicas de segurança que os usuários podem tomar para proteger sua identidade:

• Escolha a rede mais segura.
• Seja esperto ao usar computadores públicos.
• Proteja sua vida financeira. Não registrar em suas contas de finanças ou entrar em linha de informação monetária sobre redes não seguras.
• Mude sempre sua senha.
• Evite sites de compartilhamento de arquivos
• Acione o Firewall (protege seu computador impedindo que usuários não autorizados obtenham acesso pela Internet ou uma rede).

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 147 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal