Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

14/12/2010 - Portal AZ Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Para inibir fraudes, Copese colhe impressões digitais de candidatos do PSIU


Na tentativa de inibir possíveis fraudes no Programa Seriado de Ingresso à Universidade - PSIU, a Coordenadoria Permanente de Seleção (COPESE) da UFPI realizou nesta terça-feira (14) a coleta das impressões digitais de todos os candidatos inscritos no processo seletivo 2010.

"Nossa intenção com essa medida é inibir ao máximo as tentativas de fraudes no PSIU", alertou o presidente da COPESE, professor Gilvan Lima. O processo de coleta acontece nos centros de aplicação de prova de todos os Campi.

As impressões digitais dos candidatos ficarão registradas no cartão-resposta. Após a divulgação dos aprovados no vestibular, as digitais serão novamente colhidas e comparadas com as armazenadas nos cartões-resposta. No caso de não haver compatibilidade entre elas o candidato classificado será eliminado imediatamente.

Em dois dias (domingo e segunda) de PSIU, a COPESE registrou, em números acumulados, que 3.411 candidatos não compareceram aos locais de prova, número correspondente a 14% do total de inscritos, que é de 26.476 candidatos. Tendo como base os anos anteriores de realização do PSIU, os números estão dentro da previsão de ausências na avaliação da COPESE.

Para atender o aumento da demanda no número de candidatos inscritos para a 3º etapa do PSIU, que ocorreu nesta terça, a COPESE efetuou algumas mudanças na segurança do processo seletivo. Em Teresina, foram adicionados mais quatro Centros de Aplicação de Provas (CAPs), Parnaíba (1) e Picos (1), totalizando 44 CAPs no certame.

Com isso houve o a necessidade de aumentar o número de policiais, fiscais de provas e fiscais volantes munidos de detectores de metais. Na manhã de hoje, um candidato foi surpreendido portando um aparelho celular durante o horário de aplicação de prova. A ocorrência foi registrada no Colégio Liceu Piauiense e o candidato eliminado no ato.

A COPESE estuda fazer a coleta de impressões digitais também nesta quarta-feira (15), último dia do processo seletivo, quando serão aplicadas a prova específica e a redação.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 127 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal