Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

17/12/2010 - Portal DBO Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Revista DBO: Falsificação atinge as sementes incrustadas

Por: Renato Villela

A tecnologia de revestimento de semente, conhecida como incrustação, está sendo copiada de forma grosseira.

O mercado de sementes incrustadas começa a sofrer com fraudes de todos os tipos. A tecnologia de revestimento de semente, conhecida como incrustação, está sendo copiada de forma grosseira. Palha, areia e até cola são alguns dos materiais utilizados para revestir as sementes.

O aumento nos casos de falsificação se deve à equiparação dos preços desse tipo de produto ao das sementes forrageiras comuns, que estão mais caras nesta safra, reflexo da baixa produtividade das plantas em razão da seca. Os valores semelhantes despertaram o interesse do produtor pelas sementes revestidas.

Ao adquirir uma semente revestida com areia, cola e palha, o produtor não apenas perde os benefícios da tecnologia como coloca em risco a boa formação do seu pasto. A cola, por exemplo, feita a partir de fécula de mandioca ou outra fonte de amido, muitas vezes tem uma aderência tão forte para impedir que o revestimento se quebre que a radícula (raiz inicial) não consegue rompê-la no momento da germinação. A palha, por sua vez, disfarçada pela adição de pigmentos, favorece a proliferação de fungos que se alimentam da matéria orgânica aderida à semente.

Para mascarar a falta de qualidade do produto, as empresas que cometem esse tipo de fraude recomendam uma quantidade maior de sementes por hectare no momento do plantio. "O comprador é iludido na crença de está adquirindo uma semente de alta tecnologia por um preço mais atrativo", alerta Alberto Takashi, gerente técnico da Matsuda.

A incrustação das sementes é feita após o seu beneficiamento (limpeza). Normalmente o percentual de pureza dos lotes a serem revestidas está acima de 95%. O revestimento é feito com produtos organominerais, que aumentam o peso da semente em 2,5 vezes.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 239 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal